Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2012 - 06h01

'Homeland' reestreia hoje sob incerteza

Publicidade

MATHEUS MAGENTA
DE SÃO PAULO

"Nunca estive tão certa e tão errada. E o fato de ainda não controlar minha mente me faz incapaz de acreditar em meus pensamentos."

O desabafo acima, de uma das protagonistas de "Homeland" (série que aborda a a paranoia americana pós-11 de Setembro), pode resumir a incerteza que paira sobre a segunda temporada, que estreia hoje no país no canal FX.

A velocidade com que perguntas centrais da trama são respondidas, e dão origem a outras, leva à seguinte dúvida: quanto tempo pode durar uma série de TV sobre um militar norte-americano supostamente convertido em um terrorista da Al Qaeda?

"Em geral, várias coisas incríveis ficam guardadas para o futuro das tramas. Mas nós decidimos que, assim que pensamos em algo incrível, fazemos isso acontecer na série antes que as pessoas esperem", disse o co-criador da série Alex Gansa, em entrevista por telefone a jornalistas estrangeiros.

Divulgação
Claire Danes em cena da segunda temporada da série "Homeland"
Claire Danes em cena da segunda temporada da série "Homeland"

Na temporada passada, a agente da CIA Carrie Mathison (Claire Danes) desconfia que Nicholas Brody (Damian Lewis), resgatado após anos como prisioneiro, se tornou um terrorista muçulmano.

Ao longo de 12 episódios, Carrie vai confirmando duas suspeitas conflitantes: Brody virou mesmo um terrorista e, por outro lado, suas conclusões são forjadas por seu estado paranoico.

"Dez anos após os ataques do 11 de Setembro [de 2001], os EUA se encontravam numa guerra ao terror em meio a várias dúvidas: qual é o custo da segurança? Do que devemos ter medo? Quão realista é a ameaça terrorista? Os personagens da série representam essas questões", disse Howard Gordon, co-criador de "Homeland".

RUMOS

O que parecia ser, a princípio, a questão central da série já foi resolvida logo na primeira temporada: Brody realmente se aliou à Al Qaeda.

Segundo Gansa, a segunda temporada vai tratar dos destinos de Carrie e Brody e do relacionamento "amaldiçoado" que os dois construíram na primeira temporada.

No episódio que vai ao ar hoje no FX, a agente tenta se adaptar à nova rotina após ter sido afastada da CIA (ainda sob a falsa crença de que errou em sua suspeita).

Já Brody, que desistiu de sua missão suicida na temporada anterior, e agora aparece como congressista, tenta entender seu potencial como agente infiltrado na política externa dos Estados Unidos.

Até agora, a ousadia da primeira temporada da série se mostrou exitosa --levou dois Globos de Ouro (pela atuação de Claire Danes e de melhor série dramática) e quatro Emmys (ator, atriz, série de drama e roteiro).

NA TV
Homeland
Estreia da segunda temporada
QUANDO neste domingo (21), às 23h, no FX
CLASSIFICAÇÃO 16 anos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página