Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2012 - 14h09

Manuel António Pina, vencedor do Prêmio Camões 2011, morre aos 68 anos

Publicidade

DE SÃO PAULO

Morreu nesta sexta-feira (19), aos 68 anos, o escritor português Manuel António Pina, que venceu em 2011 o Prêmio Camões --o mais importante prêmio literário da língua portuguesa. Ele estava internado na cidade do Porto.

Autor de poesia, crônica, ensaio, literatura infantil e peças de teatro, Pina nasceu em 1943, na cidade de Sabugal. Publicou seu primeiro livro de poesia, "Ainda Não É o Fim nem o Princípio do Mundo Calma é Apenas um Pouco Tarde", em 1974.

Após o nascimento de suas filhas, Sara e Ana, na década de 1970, começou a escrever literatura infantil. Também trabalhou como jornalista do "Jornal de Notícias" durante 30 anos, a partir de 1971. No período --quando Portugual passava por uma ditadura-- era militar e assinava os textos como António Mota.

Como não podia mostrar o rosto em fotografias, ficou conhecido como Senhor Costas. No jornal, foi repórter, redator, editor e chefe de Redação. Até poucos meses, mantinha uma coluna na publicação.

Entre suas obras estão títulos como "O País das Pessoas de Pernas para o Ar", "O Têpluquê", "Gigões & Anantes", "História com Reis, Rainhas, Bobos, Bombeiros e Galinhas", e "O Tesouro".

Pina foi também professor da Escola Superior de Jornalismo do Porto e membro do Conselho de Imprensa. Teve algumas de suas obras adaptadas ao cinema e à televisão, musicadas e editadas em disco.

Tutatux/Creative Commons
Manuel António Pina morreu aos 68 anos
Manuel António Pina morreu aos 68 anos
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página