Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2012 - 05h22

Crítica: Em 'Na Neblina', redução do drama ao essencial soa falsa

Publicidade

CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA

A suspensão de fronteiras entre documentário e ficção, recurso apontado como linha de força do cinema contemporâneo, ganha nos filmes de Sergei Loznitsa a demonstração de seu alcance e limite.

Diretor Sergei Loznitsa concilia rigor e desesperança

A retrospectiva dedicada ao cineasta revela que a transição de trabalhos com maior evidência documental para narrativas ficcionais impõe escolhas que diluem o impacto original de sua obra.

Em "Minha Felicidade", seu primeiro longa de ficção, o diretor registrou a degradação do presente por meio de um olhar em trânsito, o percurso de um motorista de caminhão que testemunhava uma sucessão de violências.

Ali, a inserção de fragmentos do passado vinha perturbar o realismo aparente do presente, como instantes de imaginação que desestabilizavam a crença ingênua na imagem.

Divulgação
Cena do filme "Na Neblina", de Sergei Loznitsa
Cena do filme "Na Neblina", de Sergei Loznitsa

Em "Na Neblina", o diretor avança mais enfaticamente em terreno ficcional, evitando, contudo, os falsos encantos da reconstituição histórica. O desafio aqui é construir um filme "de época" e, ao mesmo tempo, atemporal.

Nesta fábula sobre a ausência de valores em tempos de barbárie --a incontornável Segunda Guerra--, a redução do drama ao essencial dispensa ações espetaculares e nazistas caricatos, retirando de cena os vilões de almanaque para mostrar o dilema moral do homem ordinário.

Para isso, Loznitsa despoja a forma e elimina os enfeites seguindo a crença que a ascese culmina imediatamente em algum tipo de revelação.

O passo, contudo, soa falso. A insistência na desdramatização da interpretação dos atores acaba se convertendo num maneirismo às avessas, numa ostentação da forma.

Não por acaso, o filme termina com um diálogo além do óbvio e um truque cênico em que a velha ideia de mensagem é martelada como só se fazia no cinema antes de desenvolverem a lógica da sugestão.

NA NEBLINA
QUANDO neste sábado (27), às 20h40, no Espaço Itaú Frei Caneca; mais sessões em mostra.org
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO regular

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página