Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2012 - 18h06

Campanha para presidente nos EUA esquenta com vídeos polêmicos com estrelas pop

Publicidade

RODRIGO SALEM
DE SÃO PAULO

Na reta final da campanha para presidência dos Estados Unidos, que acontece em 6 de novembro, o presidente Barack Obama e o rival republicano Mitt Romney soltaram seus trunfos de marketing: vídeos protagonizados ou narrados por estrelas da televisão e do cinema.

Nesta semana, dois vídeos com celebridades foram lançados pelas equipes dos políticos, aproveitando que o último debate foi realizado na segunda-feira (22), na Lynn University, em Boca Raton, Flórida.

O mais polêmico deles, veiculado nesta quinta-feira (25), traz a atriz, diretora e roteirista Lena Dunham, que ganhou notoriedade com a série televisiva "Girls", atração do canal HBO que foi apelidada de o novo "Sex and The City". A garota prodígio de 26 anos estrela o comercial falando que "sua primeira vez não deveria ser com qualquer um. Você quer fazer isso com o sujeito certo."

A implicação sexual, claro, refere-se ao primeiro voto de Lena, que votou pela primeira vez na eleição passada, em 2008, ajudando a eleger o candidato democrata Barack Obama.

O vídeo safadinho --e, por isso, arriscado-- da criadora de "Girls", programa que discute os problemas e desejos da geração dos 20 e poucos anos nos Estados Unidos, foi recebido com euforia entre a mídia liberal, mas não foi poupado pelos conservadores.

REPUBLICANOS

Os republicanos lembraram que Vladimir Putin utilizou a mesma tática nas últimas eleições russas, no início do ano, exibindo filmes de jovens e lindas garotas que votariam pela primeira vez no político.

No mesmo dia, os republicanos lançaram um vídeo que, segundo o jornal "Los Angeles Times", faz parte de uma campanha de US$ 12,6 milhões para ser veiculada em sete estados chaves: Ohio, Iowa, Colorado, Flórida, New Hampshire, Nevada e Virgínia. O ator e diretor Clint Eastwood narra e estrela o vídeo de pouco mais de 30 segundos.

Eastwood, que foi duramente criticado por seu discurso para uma cadeira vazia em uma convenção republicana, apela novamente para o radicalismo. Ele diz que o "futuro do país está sob risco", culpa Obama por "23 milhões de pessoas não conseguirem achar empregos" nos Estados Unidos e diz que Mitt Romney é o cara certo para "provocar a mudança".

Ironicamente, um terceiro vídeo "hollywoodiano", lançado em 13 de outubro, é narrado por um velho conhecido de Clint: Morgan Freeman. Mas seu parceiro de "Os Imperdoáveis" (1992), "Menina de Ouro" (2004) e "Invictus" (2009) está do outro lado da briga, fazendo campanha para Obama.

No vídeo, chamado de "Desafios", Freeman lê um texto com uma trilha dramática: "Todo presidente herda desafios. Poucos enfrentam tantos... Ainda há desafios pela frente, crianças para educar, uma classe média para reconstruir, mas a última coisa que devemos fazer é virar nossas costas para ele".

Confira os vídeos:

Veja vídeo

Veja vídeo

Veja vídeo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página