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Andaluzia inspira peças de Reinaldo Lourenço na SPFW
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PEDRO DINIZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
No debate sobre como os estilistas podem traduzir elementos da cultura popular sem cair no escopo do regionalismo folclórico, Reinaldo Lourenço dá olé.
SPFW menos pirotécnica chega ao fim com brilho
O estilista, que fechou a temporada de inverno 2013 da São Paulo Fashion Week, na quinta (1º), em desfile no teatro da Faap, em Higienópolis, foi buscar na região espanhola da Andaluzia a inspiração para a sua coleção, que escapa da caricatura.
As modelos vestiam uma alfaiataria ricamente adornada com arabescos --cortados a laser ou bordados sobre tecidos de tule, gabardine e zibeline--, que remetiam à arquitetura das construções de Sevilha, na Espanha.
O barroco e o decorativismo, como alguns iniciados na moda já sabem, é uma das grandes tendências das últimas temporadas.
E Lourenço ganha ao perceber no tema essa brecha que deve agradar às clientes.
TOURO E MOTO
A indumentária dos toureiros foi explorada em peças justas ao corpo e em faixas que marcam a cintura.
Já os babados das dançarinas de flamenco, populares nas festas andaluzes, foram aplicadas nos ombros.
O resultado deu-se um misto de força bruta e feminilidade, típico das construções de Lourenço.
Numa leitura rápida, os zíperes aplicados em boleros e na parte de cima dos jacquards e das peças de couro matelassado, podem ser entendidos como referências ao motocross, tema usado à exaustão pelo estilista em temporadas passadas.
Não que a relação esteja errada, mas, no caso desse desfile, a simples intervenção denota um tiro certeiro da obra do estilista.
Do zíper e das tiras de couro usadas como se fossem cortes de lança desferidos por um toureiro, Reinaldo cria sua moto-toureira.
A partir da figura dramática dessa mulher de sangue quente --aliado a uma senso estético feroz--, um dos maiores criadores do Brasil faz de seu desfile um grande acontecimento, com direito a salva de palmas da plateia.
O toureiro, na verdade, é o próprio Reinaldo Lourenço.
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