Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2012 - 04h43

Selma Egrei faz Gertrudes 'menos boba' em 'Hamlet'

Publicidade

GUSTAVO FIORATTI
DE SÃO PAULO

Gertrudes, a mãe de Hamlet, é uma mulher totalmente idiota. Essa é a opinião de Selma Egrei, 63, atriz que interpreta a personagem pela segunda vez.

Crítica: Elegante revisão de clássico aproxima texto do grande público

Selma está na montagem de "Hamlet", de William Shakespeare, dirigida por Ron Daniels. O espetáculo, com Thiago Lacerda no papel-título, está em cartaz no Tuca.

Não é com pouca autoridade que ela desclassifica dessa maneira a rainha dinamarquesa que se casa com o cunhado, responsável pela morte do marido dela.

Com mais de 40 anos de carreira, a atriz já foi dirigida por Fernando Peixoto e Miriam Muniz. Tornou-se a atriz preferida de Antônio Abujamra, com quem encenou "Mephistópheles" e "Senhora Macbeth". E sua primeira Gertrudes habitou uma encenação de Francisco Medeiros.

Lenise Pinheiro/Folhapress
A atriz Selma Egrei, que interpreta Gertrudes em "Hamlet"
A atriz Selma Egrei, que interpreta Gertrudes em "Hamlet"

A vasta experiência de Selma não passa apenas pelo teatro. Na TV, a atriz fez novelas --como "A Favorita" e "O Astro" (ambas da Globo). E no cinema, atuou em obras díspares como as pornochanchadas "As Delícias da Vida" (1974) e "A Carne" (1975) e o espírita "Nosso Lar" (2010).

Hoje, ela também está em cena no seriado "Sessão de Terapia" (GNT, 22h30), que tem direção de Selton Mello, um diretor "absolutamente minucioso", segundo ela.

"Nesse trabalho, ele pediu algo mais europeu, com tons sombrios, uma interpretação contida", explica, sobre o papel da supervisora de um psicanalista (Zécarlos Machado).

Este ano foi especialmente produtivo. Além de "Hamlet", Selma foi convidada por Gabriel Villela para interpretar Lady Macbeth ao lado de Marcelo Antony, após a atriz Ana Paula Arósio desistir de fazer esse mesmo trabalho. "Foi uma escolha de Sofia, e acabei optando pela boba da Gertrudes", confessa Selma.

Para dar "mais sangue" à personagem, ela reforça os atritos de Gertrudes com o filho Hamlet em uma cena sensual, em que os dois personagens discutem sobre a cama. Hamlet, nesse quadro especialmente, também ronda o perfil de um Édipo raivoso.

Para quem planeja assistir à peça, vale notar um detalhe: quando o rei Cláudio planeja o assassinato de Hamlet, já no fim da peça, a rainha Gertrudes passa rapidamente por trás de uma cortina, como se estivesse ouvindo a conversa, o que não está no original do autor.

"Shakespeare cria alguns bons personagens e outros que são uma sombra em volta deles. Tudo é muito dúbio, e eu me permiti essa liberdade de construir uma Gertrudes menos estúpida", arremata a atriz.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página