Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2012 - 18h26

Cientistas usam Wikipedia para prever sucesso de filmes

Publicidade

DE SÃO PAULO

Antes mesmo de estrearem nos cinemas, filmes são discutidos à exaustão em redes sociais, ainda que pouco se saiba deles. Segundo um estudo da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste, na Hungria, o número de vezes que o verbete de um filme na Wikipedia foi lido e editado é um indicativo do sucesso que ele poderá ter.

Os cientistas comprovaram através de cálculos matemáticos que é possível prever o impacto de grande parte dos filmes nas bilheteiras através da Wikipedia.

Se a página foi muitas vezes lida e editada, é sinal de que um filme não passou despercebido e que a sua estreia é aguardada --e os acadêmicos tomam como exemplo "Skyfall", o novo filme de 007, além das sagas "Harry Potter" e "Crepúsculo".

O estudo, publicado esta semana na base de dados do site arXiv, refere-se ao universo norte-americano durante o ano de 2010, onde estrearam 535 filmes. No entanto, foram considerados apenas 312 filmes.

Taha Yasseri, responsável pela pesquisa, desenvolveu um modelo matemático que relaciona os números da página na Wikipedia de um filme que está para estrear com as receitas de bilheteira.

Divulgação
Johnny Depp como o Chapeleiro Maluco no filme "Alice no País das Maravilhas" (foto)
Johnny Depp como o Chapeleiro Maluco no filme "Alice no País das Maravilhas" (foto)

Dos 312 filmes e páginas analisados foi possível prever com precisão o comportamento na bilheteira em 77%. Para os filmes "O Homem de Ferro 2", "Alice no País das Maravilhas" ou "Toy Story 3", a exatidão dos cálculos foi de 90%.

De acordo com o estudo, os resultados "mostram claramente como o utilizador, através do simples uso de dados num ambiente social como a Wikipedia, pode aumentar a capacidade de previsão da nossa reação coletiva a um produto cultural".

"Estivemos à procura das 'impressões digitais' da popularidade de um filme", disse Yasseri ao jornal britânico "The Guardian".

Esta não é a primeira vez que um estudo acadêmico utiliza as redes sociais para entender os comportamentos do sucesso no cinema.

Em 2010, um grupo de investigadores da HP concluiu que o Twitter é uma das ferramentas mais poderosas para antever um grande blockbuster.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página