Publicidade
Publicidade
Nova geração argentina chega a teatros de SP em três montagens
Publicidade
MARCIO AQUILES
GUSTAVO FIORATTI
DE SÃO PAULO
O cenário portenho de teatro está mais próximo de São Paulo esta semana com a estreia de três espetáculos com textos argentinos.
São trabalhos escritos por autores de uma nova geração e que exemplificam uma produção dedicada a linguagens experimentais e temas contemporâneos.
O mundo das redes sociais e da internet, por exemplo, é ponto chave na história de duas dessas montagens.
"Feizbuk", de José Maria Muscari, 36, debate efeitos da rede social Facebook na vida dos jovens. Sua primeira montagem em Buenos Aires, em 2010, chamou a atenção da companhia Arthur-Arnaldo pelo sucesso de bilheteria.
O espetáculo é interativo. Durante a peça --que entra em cartaz no Espaço dos Parlapatões, na praça Roosevelt--, os intérpretes acessam e comentam em cena perfis de pessoas que estão presentes na plateia.
Em "Ato de Comunhão", a internet não é exatamente o foco, mas determina o encontro entre um canibal e um homem que topa ser devorado.
Divulgação | ||
O ator Gilberto Gawronski em cena da peça "Ato de Comunhão" |
O monólogo, que tem direção de Gilberto Gawronski e de Warley Goulart, é baseado na história real de Armin Meiwes, um alemão que encontrou sua "vítima voluntária" em sites de relacionamento pela internet.
O crime, que rendeu prisão perpétua ao canibal (interpretado por Gawronski), foi amplamente divulgado pela mídia em 2002.
"Acho que as notícias são uma espécie de prosa contínua e de qualidade duvidosa sobre o mundo", diz Lautaro Vilo, 35, autor do texto, todo escrito em versos.
"Luísa se Choca contra Sua Casa", que estreia no Sesc Consolação, resulta de uma parceria entre artistas portenhos e brasileiros.
Após assistir à peça em Buenos Aires, a atriz Andrea Dupré interessou-se pela história e convidou o dramaturgo e diretor Ariel Farace, 30, para montá-la no Brasil.
O cenário é composto por uma casa desmontável, feita de papelão, metáfora para a instabilidade emocional da personagem-título, que perdeu seu companheiro em um acidente de moto.
Na montagem, ele decide trabalhar as superposições de linguagens com pesos equivalentes. "A música, a cinética, as falas e a iluminação têm a mesma importância, nenhuma se sobrepõe à outra", afirma Farace.
*
CENA VIZINHA: ARGENTINOS EM SP
"FEIZBUK"
Peça sobre as mudanças provocadas pelo Facebook na vida de adolescentes
Direção e interpretação Cia. Arthur-Arnaldo
Quando Ter. e qua., às 21h
Onde Espaço dos Parlapatões (pça. Franklin Roosevelt, 158, tel. 0/xx/11/3258-4449)
Quanto R$ 30. Classificação: 12 anos
"ATO DE COMUNHÃO"
A história do canibal Armin Meiwes é recontada pelo monólogo
Direção Gilberto Gawronski e Warley Goulart
Com Gilberto Gawronski. Texto de Lautaro Vilo
Quando Sex., às 21h30; sáb., às 20h; e dom., às 19h
Onde Sesc Belenzinho (r. Padre Adelino, 1.000, tel. 0/xx/11/2076-9700)
Quanto R$ 24. Classificação: 16 anos
"LUÍSA SE CHOCA CONTRA SUA CASA"
A história angustiada de uma mulher que perdeu amigo em acidente de moto
Texto e direção Ariel Farace. Com: Cia D Teatro
Quando Seg. e ter., às 21h
Onde Sesc Consolação (r. Dr. Vila Nova, 245, tel. 0/xx/11/3234-3000)
Quanto R$ 10. Classificação: 12 anos
+ CANAIS
+NOTÍCIAS EM ILUSTRADA
+ Livraria
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice