Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2012 - 04h30

Crítica: Murakami reinventa ethos do folhetim clássico

Publicidade

JOCA REINERS TERRON
ESPECIAL PARA A FOLHA

Mais de um crítico relaciona Haruki Murakami ao realismo mágico latino-americano. Diferentemente de García Márquez e companhia, de estilista da linguagem o japonês não tem nada, e sua fatura demonstra a personalidade de uma bula de remédio.

Contudo, diacho, é impossível parar de ler "1Q84".

Diversas qualidades desse catatau de mais de mil páginas em três volumes, incluindo o irrefreável anseio vira-páginas, permitem compará-lo a outro produto típico destas bandas do sul do mundo: a telenovela brasileira.

Blasfêmia? Que nada. Ainda concernente ao estilo, um aspecto de ordem estrutural é onipresente em "1Q84": a repetição novelística.

Reprodução
O escritor japonês Haruki Murakami
O escritor japonês Haruki Murakami

O autor repete e repete informações que o leitor está careca de saber, como afirmando a cada reiteração: "Prestou atenção nisso? É importante".

Assim, torna-se impossível se perder em meio à extensa trama. E há a exuberância inverossímil dos protagonistas: a sexy Aomame é a assassina de espancadores de mulheres (parecida demais com a personagem Lisbeth Salander do jornalista e escritor sueco Stieg Larsson), ex-testemunha de Jeová e mestre em artes marciais. Tengo é um escritor inédito contratado pelo editor Komatsu para reescrever "Crisálida de Ar", romance da adolescente disléxica Fukaeri.

Com hábil condução, Murakami imbrica essas duas histórias aos poucos.

Ano após ano, às vésperas do Nobel, Murakami vai ao topo das listas de apostas.

Investir em sua vitória, porém, não seria diferente de jogar fichas em Larsson (se vivo fosse) ou Henning Mankell, com uma diferença: os suecos militaram politicamente, ao contrário do japonês, e isso costuma somar pontos para o prêmio.

Então o que os aproxima? Todos praticam ficção de entretenimento, vala larga e profunda onde cabe quase tudo, inclusive qualidade, com larga influência americana.

E o que diferencia o tão cotado autor de "1Q84"?

Comparado com Kafka, Salinger etc., Murakami tem mais a ver com si próprio, ou melhor, seus livros mais recentes soam como pálido arremedo de anteriores, como "País das Maravilhas Duro de Roer e o Fim do Mundo", inédito no Brasil.

Nesses romances, ele criou sua mistura caudalosa de ficção científica com "hard-boiled" e romance açucarado de banca de jornal.

Com eficiente método narrativo baseado em repetição, enigmas, sexo, humor esquisito, Murakami reinventa o ethos do folhetim clássico: heróis a combaterem o poder oculto e as seitas secretas que governam o mundo. Porém, ao contrário de "Os Três Mosqueteiros", de Dumas, a "realidade" de Murakami só pode ser escrita entre aspas.

JOCA REINERS TERRON é autor do romance "Do Fundo do Poço se vê a Lua", de 2010 (Companhia das Letras)

1Q84
AUTOR Haruki Murakami
EDITORA Objetiva
TRADUÇÃO Lica Hashimoto
QUANTO R$ 49,90 (432 págs.)
AVALIAÇÃO bom

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página