Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2012 - 04h30

Livro resgata pensador esquecido por Gilberto Freyre

Publicidade

LILIA MORITZ SCHWARCZ
ESPECIAL PARA A FOLHA

Trabalhos recentes vêm abandonando a "história dos vencedores" para se dedicar ao estudo de sujeitos que não deram certo: personagens subalternos, de segundo escalão, frustrados.

É nesse conjunto que se inscreve "O Triunfo do Fracasso", o novo livro de Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke, pesquisadora rigorosa da obra de Gilberto Freyre.

Dessa vez, a autora tira da obscuridade um pensador pouco visitado entre nós: Rüdiger Bilden, jovem alemão que se muda para os Estados Unidos pouco antes da Primeira Guerra.

Entra em Columbia em 1917 e lá estabelece contatos com o antropólogo F. Boas e Freyre. Com essa chave na mão, a autora vai atrás de cartas, ensaios, fotos, registros de colegas e familiares.

O resultado é um texto que esgrima parco material com criatividade e traça uma biografia dessa geração que passou por duas Grandes Guerras, lutos coletivos, processos acelerados de diáspora.

Bilden não sofreu diretamente com a guerra, mas delineou percurso no mínimo singular.

Erudito, com interesses em linguística e história -que iam do período helenístico à história russa ou americana- era fluente em português, inglês, francês, alemão e holandês, arranhando no italiano, espanhol e dinamarquês.

Com a institucionalização dos estudos em América Latina e Brasil, Bilden lançou-se na pesquisa "da influência da escravidão no desenvolvimento do Brasil": terreno virgem a explorar.

Começava então sua aventura tropical, que duraria de dezembro de 1925 a abril de 1927. Chega em Belém; visita o Recife e se dirige ao Rio. Por lá conhece parte da intelectualidade local --Bertha Lutz, M. Fleiuss, Roquette Pinto, Carneiro Leão, antes de rumar para Minas Gerais.

Mas gosta mesmo é de São Paulo, local "de gente viril, vigorosa e ativa".

Antes de partir, informou-se sobre tema que lhe fora recomendado pelo mestre Boas: a questão das raças e da miscigenação.

Quando Bilden retornou aos EUA seu trabalho já tinha até título --"Slavery as a Factor in Brazilian History"-- mas nunca ganhou ponto final. Conhece-se apenas artigo de 1929, "Brazil, Laboratory of Civilization", que prometia estudo inovador.

O fato é que, anos antes de Freyre, Bilden destacava o futuro "de equalização social e fusão de elementos étnicos" esperado no país.

A partir de então, Bilden se reinventaria como professor, mediador e ativista no ambiente no Tennessee e na "Renascença do Harlem".

Maria Lúcia passa à história dos EUA durante a Guerra de 39; analisa as novas ondas de racismo, e escrutina o novo projeto de Bilden: compreender "a amizade entre EUA, Brasil e Caribe".

O ambiente, porém, era outro, com o aumento da segregação racial e uma nova agenda dos direitos civis.

A pesquisadora perde o paradeiro de Bilden a partir de 1956 até sua morte, 24 anos depois. Acertada é a saída de mudar de registro e passar a perguntar sobre o sistemático "desreconhecimento" de Freyre, por com aquele que havia definido como seu maior interlocutor nos EUA.

Na mesma proporção em que cresce a fama de Freyre, o mestre de Apipucos se recria como discípulo de Boas e esquece do "amigo alemão".

Boas não lembraria do aluno brasileiro; já Freyre, nas futuras edições de seus livros, cortaria elogios e referências ao amigo Bilden. São, porém, claras as afinidades entre os dois pensadores, quando se pensa no papel da mestiçagem e da escravidão na história brasileira.

Quem tiver dúvidas, leia o ensaio inédito de Bilden no Apêndice desse excelente "O Triunfo do Fracasso".

A biografia é um gênero difícil. Fazemos da vida um destino coerente e premeditado.

Maria Lúcia escapa da receita fácil e tece uma história que inverte jogos de luz e sombra. Freyre surge um pouco acinzentado no retrato.

LILIA MORITZ SCHWARCZ é antropóloga e historiadora, professora titular da USP e autora de "O Espetáculo das Raças" (Companhia das Letras), entre outros.

O TRIUNFO DO FRACASSO
AUTORA Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke
EDITORA Unesp
QUANTO R$ 55 (424 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página