Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2012 - 06h37

Crítica: Angelina Jolie não vai além do banal em filme sobre guerra na Bósnia

Publicidade

CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA

Mais que uma atriz, Angelina Jolie é uma celebridade. Mesmo quando ela decide tirar de cena os belos traços e as boas qualidades de intérprete e ir para trás das câmeras, continua emprestando o nome para chamar a atenção para causas menos carnais.

Depois de ter estreado como diretora em 2007, com "A Place in Time", documentário que enfoca lemas como diversidade e senso de comunidade, Jolie realizou, em 2011, "Na Terra de Amor e Ódio", uma ficção sobre a sangrenta Guerra da Bósnia.

Ao contrário de alguns bons atores contemporâneos (Sean Penn, Ben Affleck) que transitam com talento equivalente para a função de realizador, Jolie enxerga a direção de modo semelhante a seus papéis de estrela. Em ambos, o cinema se resume a um veículo.

Nesse sentido, "Na Terra de Amor e Ódio" complementa suas viagens pelo mundo como embaixadora do Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados).

Apesar de ficcional, o filme pretende ser um retrato fiel e, sobretudo, brutal do que se convencionou chamar "limpeza étnica", ou seja, a eliminação da população predominantemente muçulmana da Bósnia praticada pelos nacionalistas sérvios, de maioria cristã, durante a guerra que devastou a antiga Iugoslávia entre 1992 e 1995.

Divulgação
Cena de "Na Terra de Amor e Ódio", dirigido pela atriz Angelina Jolie
Cena de "Na Terra de Amor e Ódio", dirigido pela atriz Angelina Jolie

PRAZER PARA SÁDICOS

Em meio ao posicionamento indeciso das potências em relação a uma intervenção, houve registros de massacres de civis, retorno à Europa, desde o fim da Segunda Guerra, da prática de internação em campos de concentração, matança de cerca de 100 mil pessoas e estimativa de 50 mil mulheres violentadas.

"Na Terra de Amor e Ódio" procura reconstituir o cotidiano desse horror por meio da história de um casal à la Romeu e Julieta. Ele, sérvio, é um militar em dúvida sobre a brutalidade de seus pares, mas continua ao lado deles.

Ela, bósnia, é tomada como refém e testemunha as violências frequentes impostas a um grupo de mulheres.

O roteiro, também de autoria de Jolie, tenta alinhavar as situações pessoais em meio ao caos e cobrir os principais fatos na evolução do conflito, sempre pondo em destaque o sofrimento das vítimas.

O resultado não difere muito das centenas de filmes sobre o Holocausto, com os monstros nazistas de um lado, os judeus dizimados do outro, o algoz e a vítima, o mal e o bem.

Alimenta quem se satisfaz em ostentar indignação e oferece uma dose extra de prazer para os sádicos que gozam com o sangue que jorra em nome do realismo.

NA TERRA DE AMOR E ÓDIO
DIREÇÃO Angelina Jolie
PRODUÇÃO EUA/2011
ONDE Jardim Sul UCI, Reserva Cultural e circuito
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO ruim

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página