Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2012 - 16h45

Dramaturgo e encenador Naum Alves de Souza está internado em UTI

Publicidade

DE SÃO PAULO

Atualizado às 18h14.

O dramaturgo e encenador paulista Naum Alves de Souza, 70, está internado na UTI do hospital Santa Maggiore, em São Paulo, desde a última sexta (7). Segundo a assessoria do hospital, ele deu entrada no hospital com paresia (diminuição de força motora) do lado esquerdo do corpo. O estado de saúde é instável.

Autor de peças como "A Aurora da Minha Vida" e "Um beijo, um Abraço, um Aperto de Mão", Souza é um dos principais nomes do teatro nacional. No início dos anos 70, fundou o grupo Pod Minoga com os atores Mira Haar, Carlos Moreno (que viria a se tornar o garoto-Bombril) e Flavio de Souza, entre outros.

Foi ele o responsável por criar as versões nacionais dos bonecos de "Vila Sésamo" Garibaldo e Gugu na primeira adaptação do programa infantil, em 1972.

Em 1983, roteirizou, a partir de um poema de Jorge de Lima, o espetáculo "O Grande Circo Místico", criado para o Teatro Guaíra, com trilha sonora Chico Buarque e Edu Lobo.

Greg Salibian/Folhapress
O dramaturgo e encenador Naum Alves de Souza
O dramaturgo e encenador Naum Alves de Souza

Como diretor, um de seus trabalhos mais recentes foi "Sopros de Vida", com Rosamaria Murtinho e Nathália Timberg, encenado em 2010.

Em 1987, dirigiu Fernanda Montenegro no monólogo "Dona Doida", de Adélia Prado, grande sucesso do teatro nos anos 1980. Em 2004, Juca de Oliveira protagonizou "A Flor do Meu Bem Querer", também sucesso de público, sob a batuta de Souza.

Fez também cenários para óperas encenadas no Theatro Municipal de São Paulo, como "Jenufa" (2003), ""Os Pescadores de Pérolas" (2005) e "Orfeu" (2006). Recentemente, adaptou para o cinema uma das histórias dos "Piratas do Tietê", do cartunista Laerte, em "A Noite dos Palhaços Mudos". Laerte foi um dos alunos de Naum Alves de Souza no curso de teatro da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo, no fim dos anos 60.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página