Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2012 - 14h03

Filósofo Jürgen Habermas é premiado pelo conjunto de sua obra

Publicidade

DE SÃO PAULO

O filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas recebeu nesta sexta-feira (14) o Prêmio Heine em Düsseldorf pela totalidade de sua obra e foi qualificado pelo júri como um dos pensadores mais importantes da atualidade no mundo todo.

Habermas, além disso, segundo o júri, defendeu permanentemente a cultura democrática na Alemanha e contribuiu para os debates políticos e sociais.

O prêmio é dotado de € 50.000 (cerca de R$ 130 mil) e é outorgado a cada dois anos pela Prefeitura de Düsseldorf (oeste da Alemanha) em memória do poeta e polemista Heinrich Heine.

Entre os agraciados de edições anteriores estão a filósofa francesa Simone Veil, o escritor israelense Amós Oz e o dramaturgo e romancista suíço Max Frisch.

Em 2006 o prêmio foi acompanhado de um acalorado debate ao ser dado ao austríaco Peter Handke, o que foi rejeitado por muitos críticos que consideravam que a posição desse escritor perante a guerra da Iugoslávia devia ser um impedimento para conceder-lhe o prêmio; o debate levou Handke a renunciar ao prêmio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página