Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2012 - 06h00

Crítica: "O Impossível" afunda espetáculo em um tsunami de lágrimas

Publicidade

CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA

"História verdadeira." As palavras que se destacam nos créditos de abertura de "O Impossível" não deixam margem para dúvidas. Mesmo que o título insinue o contrário, a série de situações extraordinárias que o filme reconstitui pertence ao reino, cada vez mais indefinível, do real.

De fato, "O Impossível" toma como base o drama de María Belón e Enríque Alvarez, casal espanhol que, com seus três pequenos filhos, sobreviveu ao tsunami que devastou a Ásia na manhã de 26 de dezembro de 2004.

A tragédia daquele final de ano retorna agora como um espetáculo de Natal sob medida para o público que não resiste aos sentimentalismos imperantes nesta época.

Na meia hora inicial, "O Impossível" entrega de uma vez tudo o que se espera de um filme-catástrofe eficiente. A chegada da família a um cenário paradisíaco na Tailândia, as emoções simples da noite de Natal e a agradável manhã à beira da piscina são mostradas com uma economia que torna ainda mais intensa a sensação de descontrole quando entra em cena a força bruta da natureza.

A luta pela sobrevivência em meio ao caos, concentrada nas personagens de María e de Lucas, o filho mais velho, transfere o espectador para o epicentro da situação e oferece uma experiência, de fato, cinematográfica.

Os ferimentos, a dor e a sede misturados à necessidade de superar os limites físicos e permanecer à espera de ajuda em meio à total destruição completam a parte impactante do filme.

Daí em diante, a espiral dramática se desloca para as condições de tratamento, o caos hospitalar, as demonstrações de solidariedade e de desespero e a busca pelos desaparecidos.

Ao ter de fazer a passagem do sobre-humano para o humano, "O Impossível" torna-se apelativo, recorre a todos os recursos dos dramalhões para garantir que o espectador mantenha-se emocionado e afunda o impressionante espetáculo da catástrofe num tsunami de lágrimas.

O IMPOSSÍVEL
DIREÇÃO Juan Antonio Bayona
PRODUÇÃO Espanha/2012
ONDE Kinoplex Itaim, Eldorado, Metrô Santa Cruz e circuito
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO regular

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página