Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2012 - 05h20

Fotógrafo faz registro intimista da relação com pai em novo livro

Publicidade

DAIGO OLIVA
EDITOR-ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA

"Moscouzinho", livro de fotos de Gilvan Barreto, 39, é a reinvenção de um território afetivo. Motivado pela morte do pai, em 2010, de quem herdou o nome, Barreto retornou a sua cidade natal, Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife, para materializar luto e saudade.

"A ideia inicial era um livro documental. Acima de tudo, é uma homenagem aos anos que passei ao lado de meu pai em campanhas políticas da esquerda durante a ditadura militar", diz.

Jaboatão recebeu o apelido carinhoso de Moscouzinho por ter eleito o primeiro prefeito comunista no país, no final da década de 1940.

A proposta documental foi abandonada em favor de uma narrativa poética, que mistura fotografias e colagens de documentos obtidos no arquivo da ditadura em Pernambuco, onde o fotógrafo encontrou papéis de investigação que envolviam seus pais e outros conhecidos.

"Os documentos oficiais são grandes ficções de intenções nada louváveis", reclama Barreto, para afirmar a necessidade de descolamento da realidade documental de seu trabalho.

A Moscouzinho criada pelo fotógrafo é formada por imagens que mostram lugares solitários, abandonados, em que a maioria dos resquícios é feita de objetos esquecidos pelo caminho.

Um guarda-chuva quebrado, restos de cera de vela, campos em que a grama começa a esconder os belos pisos de época. Em muitas vezes, a perfeição formal fotográfica é deixada de lado, como se a preocupação técnica fosse deixar o sentimento de luto escapar.

O livro é acompanhado de três textos. Diógenes Moura, curador de fotografia da Pinacoteca, Xico Sá, escritor e colunista da Folha, e Fred Zeroquatro, da banda Mundo Livre S/A, assinam as pausas entre os grupos de imagens estabelecidos pelo autor.

Barreto projeta o livro como o início de uma trilogia na qual fotografia e poesia se misturam. Por enquanto, Moscouzinho dá conta de absorver a dor da perda íntima não só de seu pai mas também de sua mãe, que morreu durante o processo do livro.

"Gosto de pensar que Moscouzinho é a própria República Socialista do Afeto."

MOSCOUZINHO
AUTOR Gilvan Barreto
EDITORA Tempo d'Imagem
QUANTO R$ 60 (132 págs.)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página