Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2012 - 04h00

Atrações 'trash' fecham ano com bom ibope

Publicidade

ALBERTO PEREIRA JR.
DE SÃO PAULO

Pegadinhas, teste de DNA, reportagens com anões e mulheres de biquínis. Quadros e produções usados à exaustão na TV nos anos 1980 e 1990 deram o tom em parte da programação de TV no Brasil em 2012, agora sob o verniz mais leve do humor.

Ouça

Em agosto, Geraldo Luís retornou ao horário do almoço da Record, em São Paulo, com o seu "Balanço Geral".

Assessorado por um anão, um galo e, vez ou outra, mulheres em trajes minúsculos, o apresentador fez do seu caldeirão de jornalismo, serviço e curiosidades um bálsamo para a emissora, que enfrentou a dura concorrência do SBT pelo segundo lugar em audiência.

Além de assegurar a vice-liderança no horário, o "Balanço Geral" já bateu o "Vídeo Show", da Globo, alcançando o topo do Ibope.

No SBT, Silvio Santos, que já vinha surpreendendo o público com tiradas e comentários picantes, apostou novas fichas nas pegadinhas.

O tino do "patrão" se mostrou afiado. Em 25 de novembro, levou ao ar em seu "Programa Silvio Santos" o esquete com uma menina-fantasma que assustava adultos em um elevador.

O quadro se espalhou pela internet, ganhou repercussão mundial e fez com que a atração atingisse a liderança no Ibope da Grande São Paulo em vários momentos.

De quebra, o apresentador revelou uma nova artista-mirim: Anna Livya Padilha.

Alçada a estrela da emissora, a garota de 12 anos foi escalada para atuar na nova versão de "Chiquititas".

VIRADA DE MESA

A outro artista do SBT coube, por sua vez, a reinvenção da própria imagem. Ratinho trocou os tempos de mundo cão e barracos por vídeos do Discovery Channel, concursos, números musicais e paródias de notícias.

"Nunca estive tão bem. Mesmo nos meus melhores momentos do passado, estava, de alguma forma, apelando para ter audiência. Agora, não", diz o apresentador.

"Hoje os merchandisings estão todos vendidos e a audiência nos acompanha."

A mudança coincidiu com um período de baixa concorrência da Record, que não emplacou apostas como a novela "Máscaras" e o reality show "A Fazenda de Verão".

Puxado também pelo fenômeno de audiência de "Carrossel", o "Programa do Ratinho" se firmou como segundo lugar entre 21h15 e 22h45.

Chegou a marcar 11 pontos de média no Ibope no dia 28 de novembro -cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP.

"A Record acertou alguns programas e errou a maioria, e nesse horário não tem acertado. Já trocou a programação nessa faixa 49 vezes."

O famigerado teste do DNA continua na produção, todas as sextas, e, para apresentá-lo, Ratinho veste até smoking.

"Às vezes saem umas brigas, mas sem a porradaria do passado", se diverte.

Sobre a opção de trazer mais humor e leveza a seu programa, ele diz que as pessoas chegam em casa querendo entretenimento. "Já viram noticiário na internet o dia todo."

Editoria de Arte
ARMAS DO RISO Programas usam fórmulas toscas embaladas com humor
ARMAS DO RISO Programas usam fórmulas toscas embaladas com humor
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página