Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2013 - 03h58

Conselho define escultora de estátua de Carmen Miranda

Publicidade

DE SÃO PAULO

A escultora paulistana Christina Motta foi escolhida para fazer a estátua de Carmen Miranda (1909-1955) que ficará na praça ao lado do Museu da República, no bairro do Catete, no Rio, com previsão de inauguração no mês de julho deste ano.

A decisão foi tomada por um conselho formado por empresários do Polo Rio Carioca, pela direção do Museu Carmen Miranda, pelo biógrafo da cantora e colunista da Folha, Ruy Castro, e por Daniel Campello, do escritório de advocacia que administra o espólio da artista.

Museu Carmen Miranda
Cartaz que inspira a construção da estátua de Carmen
Cartaz que inspira a construção da estátua de Carmen

Christina Motta é autora de trabalhos em São Paulo, Belo Horizonte e Rio Branco, e sua escultura mais conhecida é a de Brigitte Bardot, em Búzios, no Estado do Rio.

No ano passado, foi feito um abaixo-assinado pedindo a construção da estátua, que seria erguida no bairro da Lapa ou em Copacabana. Ambos os locais foram negados pelo conselho, que defendeu a ligação de Carmen com o bairro do Catete.

"A Lapa tem muita coisa tombada. Fazer em Copacabana só porque tem a estátua do Drummond lá não é argumento. O movimento do abaixo-assinado foi construtivo, mas amador", disse o advogado Daniel Campello.

Carmen Miranda morou na rua Silveira Martins, no Catete, nos anos 1930. Além dela, os músicos do Bando da Lua, conjunto que a acompanhava, também eram do bairro.

A estátua, cujo valor não foi revelado, será erguida em tamanho natural, e Carmen trará a tradicional baiana -adornos característicos que a "Pequena Notável" usava de enfeite na cabeça.

"A ideia é que a estátua revitalize a região. É preciso voltar a valorizar a memória da cultura brasileira e de seus personagens", diz Rodrigo Lessa, representante do Polo Rio Carioca. (LUCAS NOBILE)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página