Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2013 - 12h27

Tiroteio em escola não tem relação com filmes violentos, diz Schwarzenegger

Publicidade

DE SÃO PAULO

O ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, conhecido por sua participação em filmes de ação, acha que a violência exibida nas telas de cinema é mero entretenimento, sem qualquer relação com incidentes trágicos como o recente massacre de 20 crianças em uma escola de Connecticut.

Cidade em Connecticut organiza devolução e destruição de games violentos
R. Kelly lança música de apoio a sobreviventes de tiroteio em escola; ouça
Crianças da escola Sandy Hook voltam às aulas após massacre

Em entrevista coletiva para lançar seu novo filme, "O Último Desafio", o ator de 65 anos disse que "é preciso manter (as duas coisas) separadas". "(A violência no cinema) é entretenimento, e outra coisa é uma tragédia além do que se pode acreditar. É realmente sério, e é o que realmente importa", afirmou Schwarzenegger, que volta a protagonizar um filme depois de passar sete anos como governador da Califórnia.

Para Schwarzenegger, o debate sobre massacres como o da escola Sandy Hook, em que um jovem armado matou 20 crianças e 6 funcionários, não se restringe ao controle de armas. "Precisamos analisar como lidamos com a doença mental, como lidamos com as leis de armas, e como lidamos com a paternidade", disse.

Em seu novo filme, o ator vive um policial aposentado que assume um posto de xerife numa cidade de fronteira, e se vê às voltas com um traficante violento. Recentemente, Wayne LaPierre, diretor da Associação Nacional do Rifle, disse que filmes desse tipo contribuem para a ocorrência de massacres nos EUA.

Mas Schwarzenegger chamou a atenção para o fato de o massacre ter sido cometido pelo filho de uma professora da escola, com armas pertencentes a ela. A mulher também foi morta pelo filho, que se matou após a chacina. "Será que uma mãe precisa pegar armas e levar seus filhinhos para atirar?", disse o ator. "Tudo precisa ser analisado; que não fique pedra sobre pedra. Acho que é isso que devemos ao nosso povo."

Gus Ruelas/Reuters
O ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger
O ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger

Com agências de notícias

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página