Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2013 - 21h10

Robert Redford questiona uso de armas no cinema ao abrir Sundance

Publicidade

FERNANDA EZABELLA
ENVIADA ESPECIAL A PARK CITY (UTAH)

O cineasta Robert Redford questionou o uso exagerado de armas nas propagandas de cinema, na tarde desta quinta (17), durante um evento com jornalistas para abrir o festival de Sundance, que acontece numa pequena cidade do Estado de Utah.

Ele contou que andava outro dia pelas ruas de Los Angeles e notou dois outdoors diferentes com atores segurando armas, incluindo um com um "adorável e feliz casal".

"Meu pensamento foi: será que minha indústria pensa que armas vão ajudar a vender ingressos? Não é uma pergunta que eu tenha a resposta", disse Redford, cofundador do festival. "Mas me parece uma pergunta razoável a se fazer já que tantas armas aparecerem nos anúncios. Talvez haja uma razão, talvez não."

Chris Pizzello/Associated Press
Robert Redford, durante sua coletiva de imprensa na abertura do Festival de Sundance
Robert Redford, durante sua coletiva de imprensa na abertura do Festival de Sundance

Um dia antes, o presidente Barack Obama pediu ao Congresso que financie uma pesquisa de US$ 10 milhões feita pelo Centro de Controle de Doenças e Prevenções sobre o impacto nas "mentes dos jovens" de videogames e imagens da mída. O anúncio veio na esteira de uma série de decretos para reduzir violência armada.

O festival de Sundance acontece até dia 27 e tem três filmes que abordam uso de armas: o documentário "Valentine Road", sobre um tiroteiro numa escola da Califórnia, o longa de ficção "Blue Caprice", baseado em ataques de 2002, e o curta "Gun", sobre um homem que compra uma arma para proteção própria e fica obcecado com seu novo senso de poder.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página