Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2013 - 05h01

Exposição do islandês Ragnar Kjartansson produz surpresas

Publicidade

HILARIE M. SHEETS
DO "NEW YORK TIMES"

Em "Os Visitantes", uma videoinstalação de nove telas de Ragnar Kjartansson que será exibida pela primeira vez nos Estados Unidos em fevereiro, o artista está em uma banheira quase em transe, dedilhando um violão enquanto canta repetidamente o refrão: "Mais uma vez, eu caio em meus modos femininos".

Ao longo de uma hora, sua voz diminui e aumenta, sozinha ou em uníssono com artistas nas outras oito telas -cada qual visto como se fosse uma pintura. Cada um deles toca um instrumento em salas diferentes de uma bela mansão arruinada. O canto do refrão enigmático lembra um lamento fúnebre.

Em agosto passado, os nove artistas reuniram-se para ensaiar em uma sala da mansão, que fica a duas horas de Nova York. "Os Visitantes" seria gravado naquela semana em uma só tomada, com nove câmeras distribuídas pela casa.

Para um membro do público, o mais marcante foi o extraordinário alcance emocional e a intensidade das apresentações. Os cantores criaram uma peça que era trágica, alegre, meditativa e clamorosa.

Não foi a primeira obra desse tipo de Kjartansson, um artista islandês de 36 anos que passou mais de uma década explorando o potencial de apresentações repetitivas para produzir significados inesperados. Ele tornou-se um dos mais célebres artistas de performance do mundo. Em 2009, foi o artista mais jovem a representar a Islândia na Bienal de Veneza.

Dois anos depois, sua obra "Bênção" ganhou o Prêmio Malcolm como o trabalho mais inovador na Performa, a bienal de arte performática de Nova York. Sua pesquisa sobre museus itinerantes, "Canção", está no Instituto de Arte Contemporânea de Boston até abril, e sua segunda exposição individual na galeria Luhring Augustine em Nova York, que inclui "Os Visitantes", irá de 1° de fevereiro a 9 de março.

Segundo muitos admiradores, a obra de Kjartansson atrai não apenas por sua capacidade de invocar as profundas preocupações existenciais de grande parte da arte performática baseada na resistência --ansiedade, tédio e outros desconfortos--, mas também por forçar além delas, na direção da alegria.

"Ele é alguém que entende o teatro, entende o drama e entende o prazer", disse RoseLee Goldberg, diretora da Performa. "A maioria das pessoas pensa em performances com base nos anos 1970 --difíceis, envolvidas politicamente." Mas uma obra como "Bênção", em que Kjartansson e um grupo de cantores de ópera islandeses repetem a ária final das "Bodas de Fígaro", de Mozart, durante 12 horas, com figurinos, cenário e orquestra, representa "a resistência em um nível de puro êxtase", disse.

Kjartansson afirma: "Meus trabalhos são todos uma espécie de antinarração de histórias. Eles são sempre sobre um sentimento, mas não há história".

Kjartansson fez sua primeira videoinstalação, "Eu e Minha Mãe", em 2000, enquanto estudava pintura na Academia de Artes da Islândia, em Reykjavik.

Nela, o artista e sua mãe estão parados lado a lado enquanto ela cospe em seu rosto. Ele aceita a agressão, rindo às vezes. Kjartansson reencenou a peça cinco anos depois e novamente em 2010, depois de decidir continuar o ciclo a cada cinco anos. A série, em que ele passa de menino a homem, mina a ideia da mãe excessiva enquanto também mostra seu amor ao aceitar a visão inconvencional de seu filho. É um presente de um filho para a mãe que envelhece.

Kjartansson dedica-se ao que ele chama de "tédio divino" das apresentações em maratona. "Espero que eu possa oferecer um momento religioso de uma maneira humanista", disse.

Ao encenar a última ária das "Bodas de Fígaro" para a Performa, ele deu muito à plateia para absorver visualmente --dos figurinos suntuosos a um banquete de leitão. Enquanto alguns cantores demonstraram estresse durante as 12 horas, Kjartansson nunca vacilou enquanto cantava sobre arrependimento e perdão em um tom delirante.

"A palavra 'resistência' é um pouco atlética demais para mim", disse. "É bem mais difícil ser um garçom do que cantar ópera durante 12 horas."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página