Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2013 - 16h33

Vencedora do Oscar revela que se tornou cineasta após conversa com Andy Warhol

Publicidade

DE SÃO PAULO

A diretora vencedora do Oscar Kathryn Bigelow revelou em entrevista que foi numa conversa com o artista plástico Andy Warhol que ela decidiu se tornar cineasta.

Bigelow, 61, afirmou que seu primeiro contato com a arte foi por meio da pintura. Durante o colegial, ela estudou no Instituto de Arte de San Francisco e, mais tarde, no início da década de 1970, ela frequentou o programa de estudos do Museu Whitney, em Nova York.

Ela chegou a trabalhar com artistas proeminentes, como Philip Glass e Susan Sontag, e, um dia, graças a um amigo em comum, conheceu o famoso Andy Warhol.

Mark J. Terrill/AP
A cineasta Kathryn Bigelow venceu o Oscar de melhor direção com o filme "Guerra ao Terror" em 2010
A cineasta Kathryn Bigelow venceu o Oscar de melhor direção com o filme "Guerra ao Terror" em 2010

"Andy estava falando que filmes são muito mais populares que arte --que arte era muito elitista, então você excluía uma grande parte do público", disse a diretora, em entrevista à revista "Time".

Foi a partir disso que Bigelow começou a mudar de ideia sobre os rumos de sua carreira artística.

"Um [quadro de] Malevich ou um Mondrian requerem que você os encare com uma certa quantia de informação, um contexto", afirmou. "E você não precisa necessariamente disso com um filme. Ele é acessível, disponível. Isso foi excitante para mim, de um ponto de vista político."

Eventualmente, um curta-metragem no qual ela estava trabalhando chegou até o diretor Milos Forman ("Amadeus", "Um Estranho no Ninho"), que gostou o suficiente para recomendá-la para uma bolsa de estudos na Universidade de Columbia.

Em 2010, com o filme "Guerra ao Terror", Bigelow se tornou a primeira mulher a ganhar o Oscar de melhor direção. Seu último filme, "A Hora Mais Escura", sobre a caçada da inteligência americana a Osama bin Laden, foi indicado ao Oscar deste ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página