Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2013 - 03h06

Crítica: Fotografia e batalha de atuações são pontos altos de "O Mestre"

Publicidade

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

"O Mestre", sexto longa de Paul Thomas Anderson, confirma o cineasta como o mais instigante e surpreendente de Hollywood hoje.

"O Mestre", novo filme do diretor de "Sangue Negro", estuda origem de culto nos moldes da cientologia
Livro usa diretor oscarizado para revelar segredos da cientologia
"Meus personagens são eu", diz Joaquin Phoenix

O filme tem tema semelhante ao da obra-prima "Sangue Negro" (2007): a obsessão de uma personagem para tentar trazer sentido para sua vida em um mundo que não a entende.

Divulgação
Philip Seymour Hoffman em cena de "O Mestre"
Philip Seymour Hoffman em cena de "O Mestre"

Em "O Mestre", são duas personagens: Freddie Quell (Joaquin Phoenix), um veterano da Segunda Guerra paranoico e alcoólatra, que vaga de emprego em emprego, e Lancaster Dodd (Philip Seymour Hoffman), líder da seita "A Causa". Quell e Dodd se encontram num navio, onde Dodd reúne seguidores da doutrina.

O filme é inspirado, em parte, na vida de L. Ron Hubbard, o fundador da cientologia, religião preferida de astros de Hollywood. Mas o filme não é uma "denúncia" da cientologia. Anderson parece mais interessado em explorar as causas do messianismo de Dodd e da fidelidade de Quell a seu novo "líder".

"O Mestre" é rodado em 65 mm --formato de alta definição. As imagens são lindas, com cores marcantes e definição impressionante, na contramão das imagens digitais que vêm aproximando o cinema perigosamente da TV.

A fotografia do filme, aliada à trilha de Jonny Greenwood (guitarrista do Radiohead), implora que "O Mestre" seja assistido numa tela grande e com som de qualidade.

A exemplo do magnata do petróleo de Daniel Day-Lewis em "Sangue Negro", Anderson criou em Quell e Dodd personagens fascinantes. E a batalha de atuações de Phoenix e Hoffman é um dos pontos altos do cinema nos últimos anos.

O MESTRE
DIREÇÃO Paul Thomas Anderson
PRODUÇÃO EUA, 2012
ONDE Kinoplex Itaim e circuito
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO ótimo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página