Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2013 - 12h29

Áustria se nega a devolver restos mortais de Antonio Salieri à Itália

Publicidade

DE SÃO PAULO

As autoridades de Viena se negam a permitir a volta à Itália dos restos mortais do compositor Antonio Salieri (1750-1825), reclamados por Legnago, a cidade natal do rival de Mozart, revelou no último domingo (27) a imprensa local.

"Salieri faz parte da história musical de Viena", afirmou uma porta-voz das autoridades culturais do país, citada pelo jornal "Oesterreich".

A volta dos restos de Salieri, que descansam no cemitério central de Viena, é muito pouco provável, acrescentou.

Ela disse ainda que Legnago não apresentou um pedido formal, mas o jornal italiano "L'Arena" informou na semana passada que um comitê recentemente criado se dispõe a fazer isso.

Salieri passou a maior parte de sua vida adulta em pleno apogeu do período clássico musical na Viena imperial, onde teve uma longa e bem sucedida carreira, apesar de sua música praticamente cair no esquecimento depois de sua morte.

A obra de Salieri voltou à fama mais recentemente com a peça de teatro "Amadeus" e sua adaptação para o cinema em 1984, que, segundo os historiadores, exagerou grosseiramente na rivalidade com Mozart. A ficção inclusive sugere que a inveja de Salieri o levou a envenenar Mozart.

Reprodução
O compositor Antonio Salieri
O compositor Antonio Salieri

Com agências de notícias

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página