Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2013 - 14h52

Dave Grohl diz que bateristas perderam personalidade e elogia Meg White

Publicidade

DE SÃO PAULO

Dave Grohl, líder da banda Foo Fighter e ex-baterista do Nirvana, defendeu a baterista Meg White, da banda White Stripes, das críticas por seu estilo excessivamente simples de tocar.

Segundo o músico, ele tem por Meg White tanta estima quanto por bateristas mais aclamados, como Keith Moon (The Who), John Bonham (Led Zeppelin) e Stewart Copeland (The Police).

A declaração foi dada por Grohl em entrevista à revista "Rolling Stone", enquanto falava sobre sua estreia como documentarista com o filme "Sound City" (sobre o estúdio americano homônimo).

Divulgação
Meg White (à frente) e Jack White, integrantes da banda White Stripes
Meg White (à frente) e Jack White, integrantes da banda White Stripes

O músico afirmou que aprecia bateristas que podem não ser tecnicamente "proficientes", mas que, acima disso, "fazem boa música".

"Você ouve John Bonham e a levada dele não era metronômica, mas era lendária. Keith Moon tocava como se estivesse pegando fogo. Ele era desleixado, mas era frenético para caramba e maníaco, mas isso é o The Who. Stewart Copeland, ele saía do tempo da música como se fosse uma nave espacial, mas isso é o The Police."

O músico disse que, atualmente, é difícil para uma criança encontrar um baterista favorito, porque a personalidade é "roubada desses músicos em nome da perfeição, e isso é uma barreira".

"É ótimo ouvir bateristas como Meg White --uma das minhas bateristas favoritas de todos os tempos. Tipo, ninguém toca bateria assim. Ou o cara o do The Black Keys. Ouça aquele cara tocando bateria --é uma loucura. O cara do Vampire Weekend."

Para Grohl, nenhum deles seria aceito numa escola de música, porque não são técnicos o suficiente.

"Mas a música deles mudou completamente o mundo", concluiu o líder do Foo Fighters.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página