Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2013 - 04h24

Saulo Duarte mistura sons regional e urbano

Publicidade

LUCAS NOBILE
DE SÃO PAULO

Aos 24 anos, Saulo Duarte enxerga São Paulo como o "pré-amplificador" de sua música. Por sua vivência na cidade, o músico sabe que cada toque de sua guitarra ou cada letra pronunciada soa com um quê cosmopolita e paulistano, no melhor sentido.

Nascido em Belém e criado em Fortaleza, há quatro anos na maior cidade do país, o cantor, compositor e instrumentista lança nesta sexta, no Sesc Ipiranga, seu primeiro disco, "Saulo Duarte e A Unidade".

O trabalho, que levou mais de dois anos para ser finalizado, contou com duas fases de produção. A primeira se deu no Cambuci Roots, casa em que Saulo morava e que acabou se tornando um estúdio, com "CNPJ e tudo", como ele define.

Daryan Dornelles/Divulgação
O músico e compositor paraense Saulo Duarte
O músico e compositor paraense Saulo Duarte

Essa etapa inicial foi comandada pelo produtor e baixista Klaus Sena, ao lado de Saulo. Com o álbum quase finalizado, pouco antes de mixá-lo, o músico paraense se apresentou na Feira da Música, em Fortaleza, tocando guitarra no show de Tita Lima. Lá, conheceu o produtor Carlos Augusto Miranda e lhe entregou uma cópia de seu novo trabalho, prestes a ser finalizado.

"Nem me empolguei muito. Ele [Miranda] deve receber disco para caramba todo mês. No fim das contas, ele chapou no disco e sugeriu que fizéssemos pequenos reparos lá no estúdio da YB."

Com todas as canções assinadas por Saulo --a maioria delas falando sobre o cotidiano do músico em São Paulo--, o disco traz influências das origens do paraense, como o carimbó e a guitarrada. Mas não se limita a isso, brincando com outros gêneros, como o bolero "Querida" e o ska "Manda Ela Comprar um Iglu".

"Eu me inspirei nesses caras que sabem fazer canção, contando uma história com começo, meio e fim, como Roberto Carlos, Odair José, Reginaldo Rossi e Jorge Ben", diz Saulo.

SHOW

Na apresentação desta sexta, o compositor tocará as 11 faixas do disco, além de contar com a participação do também paraense Felipe Cordeiro, que tocará a sua "Legal e Ilegal" e um carimbó que estará no próximo disco de Saulo Duarte.

A apresentação também terá Daniel Groove e Diogo Soares, que dividem com Saulo a autoria e a interpretação de "Que Massa", também no disco. Quem participa do álbum, mas não estará no palco, é Tulipa Ruiz, que canta "Onze Horas".

SAULO DUARTE E A UNIDADE
QUANDO sexta, às 21h
ONDE Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822; tel. 0/xx/11/3340-2000)
QUANTO de R$ 4 a R$ 16
CLASSIFICAÇÃO 10 anos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página