Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2013 - 11h31

Conto de Yasunari Kawabata, vencedor do Nobel, é descoberto no Japão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um conto escrito em 1927 pelo escritor japonês Yasunari Kawabata (1899-1972), ganhador do Nobel de Literatura, foi descoberto. O anúncio foi feito por um grupo de pesquisadores nesta segunda-feira (18).

Trabalho do início de sua carreira, o texto "Utsukushii!" ("Magnífico!", em tradução livre) foi publicado apenas em um jornal de Fukuoka, no oeste do Japão, segundo o autor da descoberta, Takumi Ishikawa, pesquisador da Universidade de Rikkyo.

Ishikawa e o editor Hiroshi Sakaguchi, que dirige um museu literário em Fukuoka, descobriram o conto do autor do festejado "País de Neve" folheando os arquivos do jornal. A Fundação Kawabata avaliou e confirmou a autenticidade do texto.

"Nessa época muitos autores conhecidos publicavam seus textos em jornais locais, já que os grandes veículos da imprensa nacional tinham sido devastados pelo terremoto de 1923 em Tóquio", explicou Ishikawa.

"Utsukushii!" conta a história de um industrial que enterra uma garota no túmulo de seu filho deficiente depois que a menina sofre um acidente ao subir na lápide. Na sepultura, o pai gravou: "um belo rapaz e uma bela moça dormem juntos".

O texto, escrito por Kawabata aos 27 anos, fala de solidão e empatia.

Na época, ele já havia perdido os pais e o avô, que cuidou dele durante a juventude. "A narrativa se parece muito com outro romance publicado por ele em 1954, 'Utsukushiki Haka' ("Um belo túmulo")", explica o pesquisador.

Primeiro autor japonês laureado pelo Nobel de Literatura, em 1968, Kawabata se matou em 1972, aos 72 anos.

AFP
O escritor japonês Yasunari Kawabata (1899-1972), vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1968
O escritor japonês Yasunari Kawabata (1899-1972), vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1968
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página