Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2013 - 05h42

Mostra com obras de Zanini de Zanine termina na próxima quinta-feira

Publicidade

DO EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

Se conviver com gigantes inibisse a criatividade de Zanini de Zanine, 34, seria possível que ele tivesse escolhido uma carreira burocrática para seguir. Filho de Zanine Caldas (1919-2001), um dos mais respeitados arquitetos brasileiros, após a morte do pai, passou a conviver com outro colosso, o arquiteto e designer Sergio Rodrigues, de quem foi estagiário. "Foi como se um preenchesse a ausência do outro", disse à Folha.

Ao aspecto afetivo da convivência se juntaram referências artísticas que serviram de alicerce para a sua carreira. Alguns pontos luminosos desse trabalho estão em cartaz até quinta em São Paulo.

Cadeiras, mesas e luminárias compõem um conjunto harmonioso, dado o traço autoral, e ao mesmo tempo instigante, seja pelas formas ou pelos materiais usados.

Divulgação
Cadeira assinada por Zanine feita com chapa de moedas
Cadeira assinada por Zanine feita com chapa de moedas

Como o da cadeira feita com sobras de chapas de ferro da Casa da Moeda --moedinhas de dez centavos, no caso. "Descobri por acaso que esse material era descartado e arrisquei produzir algo."

Zanine já expôs nas principais feiras e salões de design do mundo, como a de Milão, na Itália. Naquele país, ele tem suas peças endossadas pela Cappellini, uma das principais grifes do ramo.

"O bom momento econômico do Brasil foi fundamental para despertar a atenção do mercado de design internacional", diz ele, que é exposto lá fora junto a nomes como os irmãos Campana e o próprio Sergio Rodrigues.

A mostra segue para Curitiba, onde será apresentada no Museu Oscar Niemeyer. (RODRIGO LEVINO)

ZANINI - 10 ANOS
QUANDO de seg. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 10h às 17h; e dom., das 11h às 15h
ONDE Casa Electrolux (r. Colômbia, 157; tel. 0/xx/11/3465-1400)
QUANTO grátis

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página