Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2013 - 03h00

Advogado de psiquiatra acusada de plágio diz que é coincidência

Publicidade

DE SÃO PAULO

O advogado Sydney Limeira Sanches, que representa a médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, disse à Folha que não aconteceu nenhum tipo de plágio ou afronta ao direito autoral nos dois casos citados nesta reportagem.

Psiquiatra autora de best-sellers é acusada de plágio

"Tudo o que houve foi uma coincidência na descrição dos fatos e na narrativa", afirmou.

Sobre a acusação de plágio feita pelo psiquiatra Tito Paes de Barros Neto, autor do livro "Sem Medo de Ter Medo", Sanches argumenta que as "obras questionadas guardam entre si alguma similitude até mesmo porque tratam do mesmo tema médico".

Ana Beatriz Barbosa Silva

Questionado sobre a probabilidade de dois autores citarem por coincidência detalhes como uma barata pousando no ombro de um visitante em um restaurante ou café, para depois enroscar-se nos cabelos de uma mulher e acabar pisada (leia trechos ao lado), Sanches respondeu que "esta é uma situação inteiramente normal".

OBJETIVA

A editora Objetiva, que responde com a médica Ana Beatriz às acusações de plágio, disse, em nota enviada à Folha, que "parte do princípio" de que as obras apresentadas pelos autores "sejam integralmente originais".

"Este compromisso consta inclusive dos contratos de edição da casa. Diante das duas reclamações citadas, só podemos reiterar que não tínhamos conhecimento prévio de qualquer uso não atribuído e que lamentamos profundamente caso isto tenha ocorrido."

Face à pergunta sobre como a editora se protege do risco de publicar uma obra plagiária, a Objetiva respondeu: "Nossa premissa é que os autores que publicamos apresentem obras de sua própria autoria". (LC)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página