Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2013 - 10h38

Chorão faria show com o Charlie Brown Jr. em São Paulo no dia 6 de abril

Publicidade

DE SÃO PAULO

Liderado por Chorão, encontrado morto nesta quarta (6), em São Paulo, o Charlie Brown Jr. se apresentaria no dia 6 de abril em um show no Credicard Hall, em São Paulo.

Famosos lamentam morte do músico
Com Charlie Brown Jr. Chorão colecionou hits
Delegado diz que morte de Chorão "aparentemente não foi homicídio"
"Toda patricinha adora um vagabundo", dizia Chorão

Em nota de pesar, a Time For Fun, empresa responsável pelo evento, lamentou a morte do músico e afirmou que as informações sobre reembolso serão divulgadas em breve.

No começo da década de 1990, Chorão formou a banda com o baixista Champignon, que tinha apenas 12 anos, e com o baterista Renato Pelado e o guitarrista Marcão.

O Charlie Brown Jr., que começou a se apresentar ainda sem nome em campeonatos de skate em Santos e em São Paulo, entregou uma fita demo com três músicas ao produtor musical Rick Bonadio.

Veja vídeo

O nome surgiu após Chorão ver uma barraca de praia em Santos com nome de Charlie Brown, desenho de Charles Schulz; o "Jr." veio porque o vocalista e compositor considerava seu grupo um "filho do rock brasileiro", influenciado por artistas como Raimundos, Planet Hemp, Nação Zumbi, Nirvana e Red Hot Chilli Peppers.

O primeiro álbum, "Transpiração Contínua e Prolongada", veio em 1997, com produção de Bonadio e Tadeu Patola. Vendeu mais de 500 mil cópias na época, com sucessos como "O Coro Vai Comê!", "Gimme o Anel", "Tudo o que Ela Gosta de Escutar", "Quinta-Feira" e o hit "Proibida pra Mim (Grazon)" --cujo clipe contou com a atuação da então famosa assistente de palco de Gugu Liberato, Alessandra Scatena, e da atriz Luana Piovani.

O arranque da banda se confirmou no ano de 1998, quando Chorão e seus companheiros foram eleitos como "banda revelação" em uma das principais premiações da música nacional na época, o VMB, da MTV.

Dois anos depois de seu primeiro disco, atingindo basicamente um público adolescente, a banda lançou o segundo álbum, "Preço Curto... Prazo Longo", com 25 faixas inéditas. No repertório, hits como "Zóio de Lula", "Confisco", "Não Deixe o Mar Te Engolir" e "Te Levar", que se tornou o tema de abertura de "Malhação" em 1999. A música fez parte da trilha da novela teen até 2006. O álbum contou com participações de nomes como Lobão, do grupo de rap De Menos Crime e de Rodolfo, da banda Raimundos, na faixa "Bons Aliados".

Com uma mistura de rock com hip hop (utilizando muito o beat box, marcações rítmicas feitas com a boca), o Charlie Brown Jr. também escreveu seu nome na história do rock brasileiro com clipes que contavam com roteiros longos que contavam a história de algum personagem.

Exemplo disso foi o clipe de "Rubão, o Dono do Mundo", música que fazia parte do terceiro disco da carreira da banda, "Nadando com os Tubarões". O álbum contou com as participações de Negra Li, em "Não É Sério", --outro sucesso do grupo, que fazia críticas a políticos corruptos-- e do grupo de rap RZO, em "A Banca".

O trabalho em "Nadando com os Tubarões" rendeu ao Charlie Brown Jr. os troféus de "melhor videoclipe de rock" e a "escolha da audiência", prêmio mais importante do VMB, ambos pelo clipe de "Rubão, o Dono do Mundo".

Ainda no auge, a banda lançou "100% Charlie Brown Jr. - Abalando a sua Fábrica". No repertório, sucessos como "Hoje Eu Acordei Feliz", "Sino Dourado", "Lugar ao Sol", "Você Vai de Limusine, Eu Vou de Trem". Em termos de sonoridade, em seu quarto disco de carreira, a banda se afastava ligeiramente do rap para se reaproximar do punk e do hardcore.

Em 2002, o grupo lançou seu quinto álbum, "Bocas Ordinárias", que vendeu mais de 500 mil cópias, e rendeu à banda um disco de platina. O disco foi puxado pelo sucesso "Papo Reto (Prazer É Sexo, o Resto É Negócio)". O trabalho rendeu, no ano seguinte, os prêmios de "escolha da audiência" e de "melhor videoclipe de rock", por "Só Por Uma Noite".

Em 2003, o Charlie Brown Jr. gravou o Acústico MTV, em que relembrou sucessos de sua carreira, com participações de nomes como Marcelo D2, em "Samba Makossa", de Chico Science e Nação Zumbi, e Marcelo Nova, do Camisa de Vênus, em "Hoje". O disco vendeu mais de 250 mil cópias.

Dois anos depois, a banda lançou "Tâmo Aí na Atividade", frase que ficou muito associada a Chorão. O disco foi eleito o melhor álbum de rock brasileiro na edição de 2005 do Grammy Latino. Na mesma premiação, a banda conquistaria também o mesmo troféu em 2010 por "Camisa 10 Joga Bola Até na Chuva" (2009).

Chorão também se aventurou no cinema e escreveu o roteiro do filme "O Magnata" (2007), dirigido pelo cineasta Johnny Araújo, que conta a história de um playboy revoltado e ídolo de uma banda de punk rock.

Sem tanta repercussão, o grupo lançou os discos "Imunidade Musical" (2005) e "Ritmo, Ritual e Responsa" (2007). No ano passado, a banda apresentou seu último álbum, "Música Popular Caiçara (Ao Vivo)".

Em mais de 20 anos de carreira, o Charlie Brown Jr. teve diversas formações, com trocas de integrantes por problemas pessoais. Fizeram parte do grupo o guitarrista Thiago Castanho, o baixista Heitor Gomes e os bateristas André Ruas "Pinguim" e Bruno Graveto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página