Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2013 - 15h23

Disco do Pink Floyd entra para acervo da Biblioteca do Congresso americano

Publicidade

DE SÃO PAULO

Prestes a completar 40 anos de seu lançamento, o disco "Dark Side of the Moon", do Pink Floyd, foi escolhido para ser preservado na Biblioteca do Congresso americano, ao lado de hits de Simon e Garfunkel, Chubby Checker e a trilha sonora de "Os Embalos de Sábado à Noite".

Lançado em 1973, o disco do Pink Floyd passou mais de 700 semanas na lista de álbuns mais vendidos da Billboard. Segundo a biblioteca, a obra é "uma produção inovadora e brilhante a serviço da música".

Divulgação
A célebre capa de "Dark Side of the Moon" (1973), disco do Pink Floyd
A célebre capa de "Dark Side of the Moon" (1973), disco do Pink Floyd

O single "The Sound of Silence", de Simon e Garfunkel, também receberá a honraria. Lançado originalmente em 1964, ele não obteve o sucesso esperado. Um ano depois, a música foi relançada pela gravadora numa nova versão, que impulsionou a carreira da dupla.

A letra fala sobre a morte de John Kennedy, em novembro de 1963.

Vídeo

Já Chubby Checker foi lembrado pela biblioteca por seu hit de 1960, "The Twist". Segundo a instituição, a música é um "símbolo da energia e da animação" dos anos 1960.

Vídeo

Por fim, a trilha sonora de "Os Embalos de Sábado à Noite", repleta de músicas dos Bee Gees, se tornou um sucesso logo em seu lançamento, em 1977, vendendo 15 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos.

Vídeo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página