Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2013 - 14h50

Autora argentina Isol ganha um dos principais prêmios da literatura infantil

Publicidade

DE SÃO PAULO

A autora e ilustradora argentina Isol ganhou um dos mais importantes prêmios do mundo da literatura infantil nesta terça-feira (26), recebendo elogios do júri do Prêmio Astrid Lindgren Memorial por sua capacidade de expor os absurdos do mundo adulto para as crianças.

O júri do prêmio de 5 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 1,5 milhão), criado pelo governo sueco em 2002, disse que Isol, cujo verdadeiro nome é Marisol Misenta, criou livros de figuras a partir do "nível de visão da criança".

Ela venceu o autor de "War Horse" Michael Morpurgo, o escritor norte-americano de "The Very Hungry Caterpillar" Eric Carle, e o escritor britânico Terry Pratchett, entre outros.

"Tomando a visão clara da criança sobre o mundo como seu ponto de partida, ela aborda as suas questões com fortes expressões artísticas e oferece respostas abertas", disse o júri.

"Com humor e leveza, ela também lida com os aspectos mais sombrios da existência."

Isol, que escreveu e ilustrou dez livros próprios, bem como livros de outros escritores, nasceu em 1972 em Buenos Aires e também trabalha como cantora e compositora.

Seu primeiro livro, "Vida de Perros" (Vida de Cachorro, em tradução livre), foi publicado em 1997 e seus livros já foram publicados em cerca de 20 países.

Isol disse ter sido acordada pelos organizadores do prêmio com a notícia. "É tudo realmente inacreditável, especialmente porque os outros indicados são incríveis."

A escritora creditou seu sucesso a ser capaz de olhar para as questões a partir de uma perspectiva diferente. "Tem a ver com ser capaz, às vezes, assim como as crianças, de fazer perguntas sem medo e responder de volta um pouco."

Divulgação
Capa de "Segredo de Família", da argentina Isol, que conta a história de menina que se levanta mais cedo e descobre o incrível segredo de sua mãe
Capa de "Segredo de Família", da argentina Isol, que fala de uma menina que se levanta mais cedo e descobre segredo da mãe
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página