Narrativas visuais fortalecem série de textos sobre memória
Poucas publicações no Brasil procuram usar o formato do livro para além de um mero suporte de texto e algumas imagens de apoio.
Entre essas exceções se encontra o "Caderno Sesc_Videobrasil", série que chega à sua décima edição com o subtítulo "Usos da Memória".
Desde o seu primeiro número, publicado em 2005 e dedicado à performance, o caderno é um misto de relato visual com pesquisas e textos aprofundados, o que nem sempre os catálogos das exposições institucionais no país dão conta de reunir.
Divulgação | ||
Retrato de Theo Eshetu, que parte de uma série de imagens sobre a Etiópia |
Nesta edição, o "Caderno Sesc_Videobrasil" convida, pela primeira vez, uma curadora-editora estrangeira para sua organização: a espanhola Elvira Dyangani Ose se baseia em sua pesquisa para a Bienal de Gotemburgo de 2014, na Suécia, para realizar o caderno.
HISTÓRIA
Na obra, Ose parte de práticas artísticas que envolvem arquivo, memória e história. Assim, apresenta artistas que refletem a descolonização da África e a formação das nações contemporâneas do continente, como no ensaio do Otolith Group, "Narciso de Uniforme".
Nele, o coletivo apresenta uma série de selos comemorativos de meados dos anos 1960 sobre a primeira expedição científica para estudar a superfície do Sol como forma de falar da instabilidade dos novos estados africanos.
Outro ensaio potente dessa edição é assinado pelo inglês Theo Eshetu, que a partir de uma série de imagens sobre a Etiópia cria uma narrativa que mescla biografia e as transformações do país nas últimas décadas, transitando entre o ficcional e o real.
De certa forma, esse binômio ficção-realidade atravessa toda a publicação, como no ensaio "Getty x Ghana/ Corbis vs Moçambique/ Getty vs Kenya vs Corbis", da paquistanesa Maryam Jafri. Nele, são contrapostas fotos de renomados bancos de imagens, como a Getty Images, com outros registros praticamente iguais de arquivos públicos dos países, como os de Gana.
Nas comparações desses dois arquivos, em algumas pequenas alterações, como datas erradas, legendas incorretas ou mesmo a falta de foco, vê-se como há um componente fortemente manipulável na imagem.
É justamente ao explorar a importância e a complexidade de narrativas visuais que "Usos da Memória" fortalece a validade de publicações desse tipo.
CADERNO SESC_VIDEOBRASIL 10 "" USOS DA MEMÓRIA
ORGANIZADORA Elvira Dyangani Ose
EDITORA Edições Sesc
QUANTO R$ 56 (144 páginas)
AVALIAÇÃO ótimo
Livraria da Folha
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