Novo livro da série 'Millenium' chega com estrondo no mercado editorial
A sequência da miliardária série "Millennium" chega na quinta (27) batendo bumbo e fazendo estrondo no mercado editorial internacional. Com números superlativos, o lançamento de "A Garota na Teia de Aranha" desafia recordes da indústria literária –que, neste ano, já conseguiu números monumentais com "Go Set a Watchman" ("Vá, Coloque um Vigia"), da norte-americana Harper Lee.
O volume quatro da série criada pelo sueco Stieg Larsson (1954-2004) foi produzido pelo jornalista David Lagercrantz, contratado pelos herdeiros do escritor. Como os demais, é estrelado pelos heróis da franquia: a jovem hacker Lisbeth Salander, que exibe nas costas um dragão tatuado, e o jornalista investigativo Mikael Blomkvist.
Usar um autor contratado para criar sequências de aventuras de personagens famosos não é novidade no mercado editorial. James Bond, por exemplo, já passou pela mão de diversos autores depois da morte de Ian Fleming.
Fredrik Sandberg/EFE | ||
Capa de 'A Garota na Teia de Aranha', novo livro da série 'Millenium' |
Com sua trama cercada de mistério —não houve a costumeira distribuição prévia de originais para a crítica—, a sequência de "Millennium" será levado às prateleiras do mundo simultaneamente por 26 editoras, inclusive no Brasil, pela Companhia das Letras.
Os direitos autorais foram vendidos para 43 editoras (45 idiomas). A tiragem inicial é de 2,7 milhões de exemplares em todo o mundo.
Desde o lançamento do primeiro volume, "Os Homens que Não Amavam as Mulheres", em 2005, "Millennium" já vendeu mais de 80 milhões de exemplares, publicado por 50 editoras no planeta.
Divulgação | ||
Daniel Craig e Rooney Mara em cena da refilmagem americana de "Millenium - O Homem que Não Amava as Mulheres", de 2011 |
No Brasil, as vendas totalizam mais de 600 mil cópias, contabilizando os diversos formatos (impresso, digital, de bolso); o novo volume chega às livrarias do país com tiragem inicial de 50 mil exemplares.
Para comparação, "Go See a Watchman" teve tiragem inicial de 2 milhões de exemplares, logo ampliada para 3,3 milhões de cópias. Na primeira semana no mercado, vendeu 1,1 milhão de exemplares nos EUA e Canadá, segundo a editora Harper Collins. O livro anterior de Lee, "O Sol É Para Todos", teve vendas mundiais de mais de 30 milhões de exemplares e foi traduzido para 40 idiomas.
Livraria da Folha
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade