CRÍTICA
Interpretações femininas roubam a cena em 'Antes Tarde do que Nunca'
Com canções de Ira e George Gershwin, "Nice Work If You Can Get It" (2012) é um musical que segura a atenção com a ajuda de personagens de caráter torto e mesmo assim bastante cativantes, tendo como protagonista um playboy de meia-idade que não consegue parar em um casamento.
A tradução do título em montagem que tem Miguel Falabella no papel principal e direção de José Possi Neto ("Antes Tarde do Que Nunca"), fala justamente da tentativa derradeira de matrimônio.
Na verdade, a rigor, durante a trama, testemunharemos duas tentativas simultaneamente, pois Jimmy Winter, o tal playboy, às vésperas de casar-se com a filha de um senador de direita, inicia outro relacionamento, com Billie, uma contrabandista. Ela é ligada a um grupo que comercializa gim em anos de Lei Seca, período em que a bebida alcoólica foi proibida nos EUA, entre 1920 e 1933.
Lenise Pinheiro/Folhapress |
Da esq.: Claudio Galvan, Simone Gutierrez, Miguel Falabella, Carlos Capeletti, Jana Amorim e Luciana Milano em "Antes Tarde do Que Nunca" |
A montagem de Possi Neto investe na psicodelia, em cores mais fortes do que estamos acostumados a ver para o período. O belo figurino de Fabio Namatame tem todos os elementos reconhecíveis dos anos 1920, recupera cortes de ternos, as estampas em risca de giz dos gângsteres, o uso de suspensórios, tecidos leves e os vestidos longilíneos que deixavam entrever os joelhos das moças.
Felizmente, Falabella não investe em profusões de cacos (de vez em quando, apenas, deixa escapar um jeito "Sai de Baixo" de ser). O comedimento fez bem a ele, neste papel. Mas o sorrisinho irônico continua firme e forte.
É o elenco feminino que rouba a cena. Como Billie, Simone Gutierrez, baixa e gordinha, tem uma energia louca no palco e arrasa nas cenas acrobáticas. Jana Amorim, no papel da noiva de Jimmy, carrega ao limite a caricatura de uma dançarina moderna, patética e histriônica. Dá certo. A cena em que a personagem ocupa uma banheira cheia de espuma, de onde outras bailarinas vão saindo para preencher o palco, é hilária, bonita, gostosa de ver.
O segundo ato tem uma virada esperada e traz mais uma atuação brilhante, de Naomy Scholling, a mãe de Jimmy, sempre empunhando uma cigarrilha, com voz de fumante acentuada e um jeito bandido de ser.
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