Em protesto, cineasta iraniano Asghar Farhadi afirma que não irá ao Oscar

DA AFP

O cineasta iraniano Asghar Farhadi, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro por "O Apartamento", anunciou neste domingo (29) que não comparecerá à cerimônia de entrega dos prêmios da Academia de Hollywood, denunciando as restrições de entrada aos Estados Unidos impostas pelo presidente Donald Trump.

Ashgar Farhadi esperava comparecer à cerimônia, explicou em um comunicado divulgado pelas agências de notícias iranianas, mas mudou seus planos após a adoção pelo governo Trump, nesta sexta (27), dos decretos que barram o ingresso em território americano de refugiados e de cidadãos de sete países de maioria muçulmana.

Na quinta (26), a atriz iraniana Taraneh Alidoosti, protagonista do longa na disputa, anunciou em seu perfil numa rede social que iria boicotar a premiação por causa do "racismo" de Donald Trump.

"O plano de Trump de banir o visto para iranianos é racista", escreveu a atriz no Twitter. "Quer isso inclua ou não eventos culturais, eu não comparecerei ao Oscar 2017 em protesto."

Em 2012, ao levar a estatueta de melhor longa estrangeiro por "A Separação", Farhadi protestou contra a forma como seu país é tratado.

"O nome do Irã é mencionado aqui [na cerimônia do Oscar] por causa de sua gloriosa cultura, uma rica e antiga cultura que está sendo escondida debaixo do pesado pó da política", disse na ocasião.

A cerimônia do Oscar está marcada para 26 de fevereiro, em Los Angeles.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.