U2 celebra álbum 'The Joshua Tree' com espetáculo visual ambicioso

RODRIGO SALEM
ENVIADO ESPECIAL A VANCOUVER (CANADÁ)

A eterna luta do U2 contra a irrelevância sofreu um baque no fim do ano passado. A banda anunciou que, pela primeira vez, faria uma série de shows comemorativos de um disco, tocando a íntegra do álbum "The Joshua Tree", que alçou os irlandeses para o topo do mundo há 30 anos.

Esse tipo de artifício é visto como sinal de fadiga criativa e apetite por uma grana extra. Mas na estreia mundial da turnê The Joshua Tree 2017, na noite de sexta (12), em Vancouver, no Canadá, o U2 mostrou como celebrar o passado sem deixar de pisar no futuro em um dos shows mais espetaculares da banda desde o fim dos anos 1990.

A turnê é um arrebate visual que utiliza um telão de altíssima definição de um lado ao outro do palco para construir uma sequências de filmes –quase todos dirigidos pelo holandês Anton Corbijn, que fez o visual do "The Joshua Tree" original.

Com 33 datas esgotadas em questão de horas na América do Norte e Europa –boatos apontam que o grupo pode tocar no Brasil em outubro–, seria fácil não investir no espetáculo e embolsar uma bela grana. Mas não foi o que a noite, iniciada com filas gigantes e atrasos, entregou.

O show foi dividido em três atos. O primeiro foi o caminho do U2 até o estrelato, parte em que a banda tocou sucessos como "Sunday Bloody Sunday" e "Pride" em um palco menor. A grande surpresa foi a reestreia de "A Sort of Homecoming", música que não era tocada desde 2001.

O segundo ato foi o filé mignon: o U2 toca o "The Joshua Tree" na íntegra e na sequência original. Apoiadas pelas imagens hipnotizantes, canções que eram meio batidas do repertório ("With or Without You", "I Still Haven't Found...") ganharam uma nova força. "Where The Streets Have No Name" continua sendo a música mais poderosa ao vivo que existe.

Bono não possui a mesma potência na voz dos seus 20 anos. Mas a banda preparou arranjos para suprir essa necessidade. "Red Hill Mining Town", que o vocalista nunca cantou ao vivo porque o alcance das notas forçaria demais sua garganta, ganhou um formato soul magnífico.

Mas foi em "Exit" que o U2 mostrou a perfeita alquimia entre protesto político, visual e música, jogando anunciando "o fim do mundo à meia-noite" e chamando Trump de "mentiroso". Por quase uma hora, "The Joshua Tree" parece o disco mais moderno do planeta. Até no emocionante fim com "Mothers of the Disappeared", dedicada às mães da Plaza de Mayo, que perderam seus filhos durante da ditadura argentina.

Se a coluna cervical foi um show poderoso em todos os sentidos, a volta para tocar hits mais recentes foi um desastre. Neste terceiro ato, "Beautiful Day" e "Elevation" ficaram deslocadas. Em "Ultraviolet", Bono e o guitarrista The Edge pareciam tocar músicas diferentes com o telão homenageando importantes mulheres da história.

A partir daí, foi ladeira abaixo. "One" não escapou do enfado costumeiro e Bono não se controlou quando chegou aos discursos sociais. Em "Miss Sarajevo", o público foi inundado por cenas da Síria destruída e de campos de refugiados na Jordânia. Uma bandeira na plateia deixou o momento não apenas deprimente, mas piegas –para piorar, usaram uma gravação de Luciano Pavarotti.

Isso não foi bom para a recepção da última música da noite, a nova "The Little Things That Give You Away", balada que deve fazer parte do próximo disco, "Songs of Experience", ainda sem data. O público ficou desnorteado. Parecia não ser o fim, tamanho anticlímax de uma noite tão magnífica. Se a ideia era celebrar o passado, o grupo conseguiu. Agora deve apenas ajustar o futuro.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.