Coleção Folha O Mundo da Arte joga luz sobre arte e escrita simbolistas

DE SÃO PAULO

O Simbolismo, tema do 25º volume da Coleção Folha O Mundo da Arte, que chega às bancas no domingo (3), nasceu como movimento literário e acabou se manifestando também nas artes plásticas.

Influenciados por escritores franceses, como o poeta Charles Baudelaire, os simbolistas buscavam uma realidade mais profunda no interior da imaginação, dos sonhos e do inconsciente.

"Nossa expressão é o símbolo do nosso sonho; nosso sonho é o símbolo do nosso pensamento", disse o escritor simbolista Charles Morice.

O movimento ia contra a Academia de Belas Artes e contra o Realismo, o Naturalismo e o Impressionismo.

Os simbolistas desejavam transcender o mundo visível para alcançar o pensamento puro, escapando do reinado do pensamento racional imposto pela ciência.

Temas como o anseio espiritual, a busca por um propósito na vida, o etéreo, a melancolia, o mistério e uma trágica solidão eram comuns.

Seu berço foi a França, mas, no fim do século 19, artistas por toda a Europa criavam ligados a ideias, símbolos e temas do simbolismo.

Nomes como Gustave Moreau (França) e Edvard Munch (Noruega) levaram às telas a tendência, pintando o que havia de mais profundo neles mesmos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.