Peça faz paralelo entre personagens de Shakespeare e políticos brasileiros

Crédito: Pedro Tavares/Divulgação Geezer Butler, Ozzy Osbourne e Tony Iommi no último show do Black Sabbath, em Birmingham, na Inglaterra, no dia 4 de fevereiro de 2017
Amaziles de Almeida, Martha Meola, Michel Waisman, Marcelo Diaz, Lena Roque e Fabiano Medeiros

DE SÃO PAULO

Para revisitar fatos recentes da política nacional, "Michel III - Uma Farsa à Brasileira" foi buscar ecos nas peças de William Shakespeare.

Clássicos como "Rei Lear", "Macbeth" e "Hamlet" serviram de base para Fabio Brandi Torres escrever a nova peça, que estreia neste fim de semana em São Paulo com direção de Marcelo Varzea.

Personagens de Shakespeare ganham paralelos com personalidades da política nacional, dos últimos anos do governo Lula até hoje.

Segundo o dramaturgo, que pesquisou por quatro meses o assunto, a ideia era comparar os jogos de poder retratados pelo bardo inglês com aqueles vistos no nosso governo.

O título "Michel III" é uma alusão ao nome de Michel Temer, terceiro vice, desde a redemocratização, a se tornar presidente da República.

A produção diz evitar uma tomada de posicionamento, ainda que toda a encenação ironize fatos e personalidades, como o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, o empresário Joesley Batista e a advogada Janaína Paschoal.

Temas como as pedaladas fiscais, que levaram ao impeachment de Dilma Rousseff, ganham nomenclatura de época: Cavalgada dos Fiscais.

"Michel III" fecha a primeira edição do Berçário Teatral, projeto de ocupação e revitalização do Teatro dos Arcos, no bairro da Bela Vista. Iniciado no ano passado, o programa cede espaço para a gestação de novos espetáculos, que cumprem temporadas de um mês no teatro.

Desde agosto, passaram por ali "Não Tem Xícara", dirigida por Ian Soffredini; "Terra dos Outros Felizes", de Michelle Ferreira e direção de Vanessa Guillen; "Existe Sexo Depois do Casamento?", de Jeff Gould, direção de Isser Korik; "Lá Fora É Pior", do Núcleo de Pesquisa Teatral Arcos Dramatúrgicos; e "Não me Recupero do Vazio do Seu Corpo", do grupo Obara.

MICHEL III - UMA FARSA À BRASILEIRA
QUANDO sáb. e dom., às 19h; até 28/1
ONDE Teatro dos Arcos, r. Jandaia, 218, tel. (11) 3101-8589
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO 12 anos

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.