Folha realiza leitura de peça sobre vida e o trabalho do escritor Henry James

Crédito: João Caldas/Divulgação Os atores Helô Cintra e Gabriel Miziara na peça 'A Fera na Selva
Os atores Helô Cintra e Gabriel Miziara na peça 'A Fera na Selva'

DE SÃO PAULO

A Folha realiza na próxima segunda-feira (22) uma leitura da peça "Aproximando-se de 'A Fera na Selva'".

Escrito por Marina Corazza e dirigido por Malú Bazán, o espetáculo baseia-se na vida do escritor inglês Henry James (1843-1916) e em sua novela "A Fera na Selva".

A leitura será feita por dois atores que interpretarão três personagens cada um: Gabriel Miziara (do filme "Estamos Juntos" e da novela "Vende-se um Véu de Noiva") e Helô Cintra (da série "O Negócio" e do filme "Até Que a Sorte Nos Separe").

A peça aborda a relação de amizade entre o escritor Henry James e a autora Constance Fenimore Woolson (1840-1894), a partir da investigação de suas biografias e da novela do autor.

Em "A Fera na Selva", o protagonista John é obcecado pela ideia de que sua vida será definida por um evento espetacular ou catastrófico.

O livro mostra a relação platônica entre ele e a amiga May, enquanto John aguarda a chegada de seu grande momento. A novela foi escrita em 1903, quase dez anos após a morte de Constance, e tem paralelos com a relação entre os dois escritores.

"As personagens da peça são amarradas pelas convenções sociais, ao mesmo tempo muito solitárias e de uma sensibilidade extrema", afirma a diretora.

Bazán disse ter buscado inspiração em obras de artistas plásticos, como o americano Edward Hopper (1882-1967), o francês Claude Monet (1840-1926) e o belga René Magritte (1898-1967), que "evocam uma existência velada e profunda".

A leitura, com duração de cerca de uma hora, acontecerá a partir das 20h no Teatro Folha, no Shopping Higienópolis (av. Higienópolis, 618 - Consolação).

Após a apresentação, haverá espaço para perguntas do público. Para participar, basta se inscrever gratuitamente no site Folha Eventos (eventos.folha.uol.com.br).

O espetáculo estreia no dia 2 de fevereiro, uma sexta-feira, no Centro Cultural São Paulo (rua Vergueiro, 1.000 - Liberdade), e depois fica em cartaz até o dia 11 de março, de quinta a domingo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.