Série 'The Story of Us', com Morgan Freeman, questiona a humanidade

Crédito: Maria Bohe/National Geographic Apresentador e produtor de 'The Story of Us', Morgan Freeman acompanha cerimônia na Etiópia
Apresentador e produtor de 'The Story of Us', Morgan Freeman acompanha cerimônia na Etiópia

RODRIGO SALEM
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE LOS ANGELES

Após a ótima recepção para a série documental "The Story of God", ano passado, Morgan Freeman retorna ao canal Nat Geo para uma sequência: "The Story of Us", na qual o ator investiga os elementos que unem a humanidade. Teria o homem que interpretou Deus em "Todo Poderoso" (2003) virado as costas para o criador depois de apenas uma temporada?

"Que tipo de pergunta é essa?", diz Freeman quando a reportagem da Folha questiona a decisão de mudar o foco da série para a humanidade. "Nunca deixarei Deus de lado. Poderíamos ter feito mais episódios sobre religião e nada nos impede de retornar ao assunto. Mas queríamos questionar novos temas."

Autodeclarado "espiritual", mas sem seguir uma religião com afinco, Freeman agora entrevista políticos, ativistas, estudiosos e pessoas com histórias extraordinárias. Tudo para descobrir o que nos leva a guerrear ou amar.

"Sempre fui meio arrogante", brinca o ator. "Mas sempre fui muito curioso e intrometido. Isso me fez amar esse tipo de material que me leva a conhecer pessoas fora da minha área de atuação."

Freeman encontra uma maneira de se relacionar com cada um dos temas de "The Story of Us", que estreia no Brasil neste sábado (20), às 22h30, no canal Nat Geo. No segundo episódio, "A Luta pela Paz", o ator viaja para Ruanda e Irlanda do Norte na tentativa de compreender como esses países, dominados pela violência das guerras internas no passado recente, viraram exemplos de recuperação.

O ator lembra que passou pela força aérea americana em 1955, mas logo percebeu que estava "numa prisão". "Tudo que aprendi quando estava no serviço militar era que não gostava daquilo. Não foi feito para mim."

Cada um dos seis episódios de "The Story of Us" segue um tema específico, como liberdade, amor, paz, poder, rebelião e diferenças. "A série é sobre entender a visão do mundo nestes últimos 10 mil anos, o que conduz a sociedade humana e o que conecta cada um de nós", explica James Younger, produtor da série ao lado de Freeman e de Lori McCreary.

THE STORY OF US
PRODUÇÃO EUA, 2017, livre
QUANDO sábado (20), às 22h30, no canal Nat Geo e Nat Geo Play

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.