GUILHERME GENESTRETI
DE SÃO PAULO

Ele tem a forma do Oscar: verniz nostálgico, protagonismo dos deslocados, união das minorias e acolhimento do diferente. Não espanta que "A Forma da Água", fábula do mexicano Guillermo del Toro, tenha dominado as indicações ao prêmio neste ano, concorrendo a 13 estatuetas.

Mas é uma forma diferente. Em anos anteriores, pré-Trump, o Oscar era a festa das histórias de superação que tinham pouco a dizer sobre o que está ao redor. Nesta edição, filmes com esse porte, como "O que te Faz mais Forte" e "Uma Razão para Viver", foram solapados por narrativas que, a exemplo de "A Forma da Água", mandam recado sobre o mundo de hoje.

O retrato, que já se desenhava no último Festival de Toronto, em setembro, agora é confirmado com o Oscar.

O cinema demora a decantar os eventos de seu tempo, mas não há como não achar ecos da radicalidade contemporânea na atual safra: Brexit no filme inglês de guerra "Dunkirk", e a disputa entre Trump e a imprensa em "The Post", por exemplo.

A diferença é como se dá o recado -se por meio da alegoria ou do dedo na ferida. Esse é o embate da atual safra de filmes que disputam o Oscar, anunciados na manhã de terça (23). A cerimônia está marcada para 4 de março.

O longa de Del Toro está no polo da alegoria. Ambientado na Guerra Fria, fala de se abrir para o "estrangeiro", no caso, para um monstro aquático por quem uma faxineira, muda e latina, se afeiçoa.

À Folha o cineasta mexicano disse não ter expectativas quanto ao prêmio. "Se ganhar, estarei comovido. Mas sei que é imprevisível. O natural, o maduro, é ir com vontade, sem esperar resultados."

Mais escancarados, "Corra!" e "Três Anúncios para um Crime" também largaram bem na disputa. Indicado a quatro estatuetas, o primeiro é um terror que trata de racismo num país pós-Obama, sem desfecho conciliador, ao contrário do condescendente "Estrelas Além do Tempo".

Já "Três Anúncios" deve inaugurar uma onda de ensaios sobre o rancor do americano médio, o mesmo que elegeu Trump. Cercada por uma polícia racista, corrupta e ineficiente, a interiorana Mildred (Frances McDormand) parte para a vingança. É o indivíduo desencantado versus o próprio Estado.

Ficaram de fora da disputa por filme, contudo, dois títulos enfáticos sobre os Estados Unidos dos dias de hoje.

Mais carregado de realismo social, "Projeto Flórida" trata de um paupérrimo conjunto habitacional nas cercanias da Disney World. E o irônico "Eu, Tonya" que, embora ambientado nos anos 1990, aborda a perene inércia da "escória branca" americana.

PÓS-WEINSTEIN

Com as indicações saindo quatro meses após estourar o escândalo Harvey Weinstein, o peso do outrora poderoso produtor está em toda parte.

É o que pode ser depreendido do fato de que a Academia, que confere o prêmio, ignorou James Franco na categoria de melhor ator. Vencedor do Globo de Ouro por "O Artista do Desastre", ele enfrenta denúncias de assédio.

Também é digna de nota a indicação de Christopher Plummer na categoria de ator coadjuvante, por "Todo o Dinheiro do Mundo". O veterano intérprete substituiu Kevin Spacey no papel, que teve as cenas apagadas após ser acusado de abuso sexual.

Na esteira dos protestos por mais proeminência feminina, o Oscar incluiu a californiana Greta Gerwig entre os indicados a melhor direção, omissão que havia virado motivo de crítica no Globo de Ouro. Ela é a primeira mulher na categoria desde 2009.

Já na categoria de direção de fotografia desponta a primeira indicada mulher nos 90 anos do prêmio. É Rachel Morrison, de "Mudbound".

Embora dispute quatro estatuetas, esse drama representa uma derrota parcial para a Netflix, que tinha em "Mudbound" a sua aposta para o Oscar. A produção do serviço sob demanda não está entre os indicados a filme.

Ausentes na edição retrasada, negros estão presentes em categorias importantes. Em direção há Jordan Peele ("Corra!"); Daniel Kaluuya e Denzel Washington disputam o prêmio de ator; e Mary J. Blige e Octavia Spencer concorrem por atriz coadjuvante.

VEJA OS INDICADOS

Melhor filme

"Corra!"
"O Destino de uma Nação"
"Dunkirk"
"Me Chame pelo Seu Nome"
"A Forma na Água"
"Lady Bird - É Hora de Voar"
"Trama Fantasma"
"The Post - A Guerra Secreta"
"Três Anúncios para um Crime"  

Melhor diretor

Christopher Nolan ("Dunkirk")
Guillermo del Toro ("A Forma da Água")
Jordan Peele ("Corra!")
Paul Thomas Anderson ("Trama Fantasma")
Greta Gerwig ("Lady Bird - É Hora de Voar")

Melhor ator

Daniel Day-Lewis ("Trama Fantasma")
Daniel Kaluuya ("Corra!")
Denzel Washington ("Roman J. Israel, Esq.")
Gary Oldman ("O Destino de uma Nação")
Timothée Chalamet ("Me Chame pelo Seu Nome")

Melhor atriz

Frances McDormand ("Três Anúncios para um Crime")
Margot Robbie ("Eu, Tonya")
Meryl Streep ("The Post: A Guerra Secreta")
Saoirse Ronan ("Lady Bird - É Hora de Voar")
Sally Hawkins ("A Forma da Água")

Melhor roteiro original

"Corra!"
"Doentes de Amor"
"A Forma da Água"
"Lady Bird - É Hora de Voar"
"Três Anúncios para um Crime"

Melhor roteiro adaptado

"Me Chame pelo Seu Nome"
"O Artista do Desastre"
"A Grande Jogada"
"Logan"
"Mudbound: Lágrimas sobre o Mississippi"

Melhor ator coadjuvante

Sam Rockwell ("Três Anúncios para um Crime")
Willem Defoe ("Projeto Flórida")
Woody Harrelson ("Três Anúncios para um Crime")
Richard Jenkins ("A Forma da Água")
Christopher Plummer ("Todo o Dinheiro do Mundo")

Melhor atriz coadjuvante

Mary J. Blige "Mudbound: Lágrimas sobre o Mississippi")
Allison Janney ("Eu, Tonya")
Lesley Manville ("Trama Fantasma")
Laurie Metcalf ("Lady Bird - É Hora de Voar")
Octavia Spencer ("A Forma da Água")

Melhor fotografia

"Blade Runner 2049"
"O Destino de uma Nação"
"Dunkirk"
"Mudbound: Lágrima sobre o Mississippi"
"A Forma da Água"

Melhor direção de arte

A Bela e a Ferra
Blade Runner 2049
Dunkirk
O Destino de uma Nação
A Forma da Água

Melhor figurino

"A Bela e a Fera"
"O Destino de uma Nação"
"Trama Fantasma"
"Victoria & Abdul"
"A Forma da Água"

Melhor edição

"Dunkirk"
"Em Ritmo de Fuga"
"Eu, Tonya"
"A Forma da Água"
"Três Anúncios para um Crime"

Melhor trilha sonora

Hans Zimmer, de "Dunkirk"
Alexandre Desplat, de "A Forma da Água"
John Williams, de "Star Wars: Os Últimos Jedi"
Jonny Greenwood, de "Trama Fantasma"
Carter Burwell, de "Três Anúncios para um Crime"

Melhor canção

"Mighty River", de "Mudbound: Lágrimas sobre o Mississippi"
"Remember Me", de "Viva - A Vida É uma Festa"
"Stand Up for Something", de "Marshall"
"The Mystery of Love", de "Me Chame pelo Seu Nome"
"This is Me", de "O Rei do Show"

Melhor animação

"O Poderoso Chefinho"
"Com Amor, Van Gogh"
"O Touro Ferdinando"
"The Breadwinner"
"Viva - A Vida É uma Festa"

Melhor filme estrangeiro

"Corpo e Alma", de Ildikó Enyedi (Hungria)
"Desamor", de Andrey Zvyagintsev (Rússia)
"O Insulto", de Ziad Doueiri (Líbano)
"Uma Mulher Fantástica", de Sebastián Lelio (Chile)
"The Square - A Arte da Discórdia", de Ruben Östlund (Suécia)

Melhor mixagem de som

"Em Ritmo de Fuga"
"Blade Runner 2049"
"Dunkirk"
"A Forma da Água"
"Star Wars: Os Últimos Jedi"

Melhor edição de som

"Em Ritmo de Fuga"
"Blade Runner 2049"
"Dunkirk"
"A Forma da Água"
"Star Wars: Os Últimos Jedi"

Melhores efeitos visuais

"Blade Runner 2049"
"Guardiões da Galáxia - Vol. 2"
"Kong - A Ilha da Caveira"
"Planeta dos Macacos - A Guerra"
"Star Wars: Os Últimos Jedi"

Melhor maquiagem

"O Destino de uma Nação"
"Extraordinário"
"Victoria & Abdul"

Melhor documentário

"Abacus: Small Enough to Jail"
"Icarus"
"Last Man in Aleppo"
"Strong Island"
"Visages, Villages"

Melhor curta

"DeKalb Elementary"
"My Nephew Emmett"
"The Silent Child"
"The Eleven O'Clock"
"Waty Wote/All of Us"

Melhor curta de animação

"Dear Basketball"
"Lou"
"Negative Space"
"Garden Party"
"Revolting Rhymes"

Melhor curta documentário

"Heroin(e)"
"Edith + Eddie"
"Heaven is a traffic jam on the 405"
"Knife Skills"
"Traffic Stop"

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