Descrição de chapéu Oscar

Herdeiro de dramaturgo acusa diretor Guillermo del Toro de plágio

Crédito: Divulgação Sally Hawkins em cena do filme 'A Forma da Água', de Guillermo del Toro
Sally Hawkins em cena do filme 'A Forma da Água', de Guillermo del Toro

DE SÃO PAULO

Um herdeiro do dramaturgo Paul Zindel acusa o filme "A Forma da Água", de Guillermo del Toro, de se aproveitar do trabalho do autor sem creditá-lo.

Segundo David Zindel, filho do dramaturgo americano vencedor do Pulitizer, o longa contém muitos dos mesmos elementos de uma peça escrita por seu pai em 1969, e que virou atração na TV.

Em "Let me Hear You Whisper", o texto que supostamente foi plagiado, uma zeladora cria um laço com um golfinho que é mantido num laboratório e tenta resgatá-lo.

No filme de Del Toro, uma faxineira se afeiçoa a um monstro aquático aprisionado num laboratório e tenta libertá-lo.

"Estamos chocados que um grande estúdio pudesse ter feito um filme tão escancaradamente derivado da obra de meu pai sem que dar o devido reconhecimento", escreve David num e-mail enviado ao jornal britânico "The Guardian".

"A Forma da Água" concorre em13 categorias no Oscar, incluindo roteiro original, assinado apenas por Del Toro e por Vanessa Taylor.

Um porta-voz da Fox Searchlight, estúdio por trás do filme, negou as acusações.

"Guillermo del Toro nunca leu ou viu a peça em qualquer forma", diz o comunicado. "E ele sempre foi muito aberto em dizer quais são as suas influências."

Em entrevista, Del Toro disse que a ideia teve origem numa conversa sua com o produtor Daniel Kraus, que propôs uma história sobre "uma zeladora que rapta um homem-anfíbio de um laboratório".

CONTÉM SPOILERS

Ambas as histórias são ambientadas nos anos 1960 e trazem curiosas semelhanças: nos dois casos, as protagonistas trabalham em plantões noturnas e constroem suas respectivas relações com a criatura aquática por meio do oferecimento de comida e de dancinhas.

Além disso, nos dois casos, os laboratórios em que as tramas são ambientadas são secretos e estão envolvidos em operações militares. E a trama se desenrola, em ambos, depois que a protagonista descobre que há planos para matar a criatura aquática.

Outros detalhes: nos dois casos, um carrinho de lavanderia é usado no resgate, e existe uma cumplicidade entre a protagonista e uma outra colega de limpeza.

Morto em 2003, Zindel venceu o prêmio Pulitzer em 1971 pela peça "The Effect of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.