Descrição de chapéu caetano veloso música

Caetano elogia Chico Buarque após assistir a show no Rio: 'Artista imenso'

Crédito: Daniel Marenco/Folhapress Caetano e Chico Buarque em encontro em 2012 no Rio de Janeiro
Caetano e Chico Buarque em encontro em 2012 no Rio de Janeiro

DO UOL

Caetano Veloso usou sua conta oficial no Instagram para fazer uma bonita homenagem a seu contemporâneo Chico Buarque, após assistir à estreia de "Caravanas", novo show do cantor, compositor e escritor no Rio.

"Fiquei extasiado, não somente porque estávamos diante de um artista imenso que nos deixa esperando anos para vê-lo atuar; nem apenas porque os lindos versos de 'Caravanas' trazem 'suburbanos como muçulmanos do Jacarezinho a caminho do Jardim de Alá'", escreveu o baiano, que também elogiou o cenário de Hélio Eichbauer, o mesmo artista que criou o da sua atual turnê com os filhos.

Caetano também menciona "a rica música que habita o coração de Chico Brown" em "Massarandupió", parceria de Chico com o neto, filho de Carlinhos Brown, e o fato de que muitas das canções cantadas pelo público sejam posteriores aos grandes clássicos de Chico.

"Não há "Quem te Viu, Quem te Vê", "Carolina", "Januária", "Samba do Grande Amor" ou "Noite dos Mascarados" –nem pensar em "Pedro Pedreiro" ou "Olê Olá": para um cara da geração de Chico, o repertório é todo de coisas novas", observa.

O cantor e compositor faz críticas ainda a um jornalista que disse que não ouviria mais os discos de Chico por já saber o que iria encontrar –"um erro perfeito"– e à "acústica difícil" do local do show, compensada, afirma, pelos sons "econômicos e profundos, equilibrados e misteriosos" da apresentação –"finalmente um show que não rompe nossos tímpanos".

"É a vitória da bossa nova verdadeira, sua vingança, sua definitiva consagração, desmentindo a sensação de que o Brasil não se respeita: ao contrário, ali parece que o Brasil chega finalmente a merecer a bossa nova. E nada disso seria possível sem a lealdade de Chico à prosódia irretocável", escreve Caetano.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.