National Gallery of Art adia mostras de artistas acusados de assédio sexual

Crédito: Ryan Pfluger/ The New York Times O pintor Chuck Close, que está sendo acusado de assédio sexual
O pintor Chuck Close, que está sendo acusado de assédio sexual

DE SÃO PAULO

A National Gallery of Art, em Washington, anunciou o adiamento por tempo indeterminado de duas mostra previstas para o calendário deste ano.

Ambas eram centradas em obras de artistas recentemente acusados de assédio sexual: o pintor Chuck Close e o fotógrafo Thomas Roma.

A mostra de Close estava programada para abrir em maio, e a de Roma era prevista para setembro. Segundo a imprensa norte-americana, a decisão de suspender as mostras foi feita no início deste mês.

As acusações contra Close vieram a público em dezembro do ano passado. O New York Times publicou que duas mulheres atestaram ao jornal que foram constrangidas pelo artistas enquanto posavam nuas para ele.

O texto também incluiu um pedido de desculpas de Close. "Se causei constrangimento a alguém ou fiz com que alguém se sentisse desconfortável, peço sinceras desculpas. Eu não tive a intenção. Sei que tenho uma boca suja, mas somos todos adultos", disse.

As acusações contra Roma são mais recentes. Aconteceram no início deste ano e foram realizadas por ex-estudantes do artista em diversas instituições americanas de ensino.

Por causa das denúncias, ele renunciou ao cargo de professor na Universidade de Columbia.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.