Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2010 - 18h13

Musa francesa, Fanny Ardant mostra filme sobre ciganos em SP

Publicidade

FERNANDA EZABELLA
DE SÃO PAULO

A francesa Fanny Ardant, atriz de "A Mulher do Lado" e última musa de François Truffaut (1932-1984), está em São Paulo pela primeira vez para apresentar hoje à noite o curta-metragem "Chimères Absentes", seu segundo trabalho como diretora de cinema.

O filme de seis minutos faz parte do projeto "Then and Now - Além das Fronteiras e Diferenças", que irá reunir 14 curtas de diversos países sobre a interação entre diferentes religiões, culturas e nações. O lançamento do filme completo será em 2011.

João Brito/Folhapress
Atriz francesa Fanny Ardant, que vem apresentar seu primeiro curta-metragem
Atriz francesa Fanny Ardant, que vem apresentar seu primeiro curta-metragem

A história de Ardant se passa num vilarejo italiano e segue a história de uma professora de música, interpretada pela própria atriz. Ela tem uma aluna cigana, que não tem dinheiro para lanchar com as outras crianças.

"Os ciganos são católicos, mas sempre são colocados à parte [...] Eles têm muito o que ensinar aos ocidentais. Como a liberdade, por exemplo", disse a atriz de 61 anos à Folha, na manhã desta segunda-feira, no bar do cinema Cinesesc. "O mundo está cada vez menos livre, cada vez com mais medo. E o mundo prefere segurança em vez de liberdade. Os ciganos são aqueles que dizem não para isso."

Ardant, que já trabalhou com Alain Resnais, François Ozon, Ettore Scola e Constantin Costa-Gavras, se lançou como diretora e roteirista em "Cinzas de Sangue" (2009), exibido na Mostra de São Paulo do ano passado.

Nesta manhã, ela usava uma saia justa drapeada e uma blusa justa preta, com dois colares discretos, um deles com crucifixo.

"Sou católica. Eu rezo, tenho contato direto [com deus]. Pra mim [aponta para o alto] ele não é alguém ausente", continuou. "Eu tenho dificuldades com a igreja. Gosto de grandes espíritos iluminados. Gosto de São Francisco de Assis, de Santa Tereza. Eu amo as pessoas que ajudam os outros. Odeio fanatismo, detesto disciplina, ordem, hierarquia."

O curta será exibido hoje junto com outros quatro: "Carnaval dos Deuses" (Tata Amaral/Brasil), "Distante un Padre" (Masbedo/Itália), "La Longue Marche du Caméléon" (Idrissa Quédraogo/Burkina Fasso) e "GAO" (Robert Wilson/EUA).

A exibição será às 20h30, no Cinesesc (r. Augusta, 2075, tel. 0/xx/11 3087-0500). O evento é gratuito (retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria; classificação: 12 anos).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página