Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2010 - 12h21

Bob Dylan vai expor novos quadros sobre o Brasil em Copenhague

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM COPENHAGUE

O legendário músico americano Bob Dylan, um aficionado também da pintura, apresentará sua nova coleção "Brazil Series" pela primeira vez em Copenhague, em setembro, anunciou nesta segunda-feira o museu dinamarquês Statens Museum for Kunst.

A coleção, que compreende cerca de 40 telas pintadas em acrílico e oito desenhos, será apresentada de 4 de setembro a 30 de janeiro de 2011 no maior museu da Dinamarca.

"É uma coleção que jamais foi exposta, que foi feita para o Statens Museum for Kunst entre 2009 e o primeiro trimestre de 2010", indicou à AFP o curador-chefe do museu, Kaspar Monrad.

"Estes quadros mostram paisagens da vida cotidiana na cidades, as favelas e o campo do Brasil, para onde Bob Dylan viajou em várias oportunidades", acrescentou.

"Também há quadros dramáticos sobre amores infelizes, ajustes de conta mafiosos e outras cenas que mostram o fascínio do artista pela diversidade desse país", enfatizou.

"O estilo Dylan é inspirado no realismo americano do início do século 20 e nas afinidades profundas com pintores do século passado como o Matisse dos anos 1920", segundo Monrad.

O museu dinamarquês entrou em contato com o agente de Bob Dylan no final de 2008 para pedir ao artista uma nova coleção de pinturas, afirmou.

"Visitei o Statens Museum for Kunst, que é impressionante, e foi uma surpresa para mim quando me pediram para criar obras especificamente para este museu", enfatizou Bob Dylan em um comunicado publicado pela galeria.

"Foi uma grande honra e um desafio muito apaixonante", acrescentou, explicando que escolheu o Brasil como tema da exposição porque esteve no país várias vezes e porque gosta muito de seu ambiente.

O astro americano da música folk, de 68 anos, expôs sua coleção anterior, "Drawn Blank Series", na Alemanha, em 2007, e no Reino Unido, em 2008.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página