Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2010 - 19h05

Jean-Luc Godard vai receber Oscar honorífico em novembro

Publicidade

DA EFE, LOS ANGELES (EUA)

A Academia de Cinema de Hollywood anunciou hoje em comunicado que reconhecerá com prêmios honoríficos os diretores Francis Ford Coppola e Jean-Luc Godard, assim como o ator Eli Wallach e o historiador Kevin Brownlow, por suas respectivas trajetórias profissionais.

Coppola receberá o prêmio Irving G. Thalberg, destinado a um produtor criativo cuja trajetória reflete uma consistente alta qualidade na produção de filmes, explica a Academia.

Os outros receberão um Oscar honorífico, outorgado "por suas extraordinárias conquistas na vida, suas contribuições excepcionais à indústria e pelo serviço excepcional à Academia".

A decisão foi tomada ontem à noite mediante uma votação entre os membros do Conselho de Governadores da entidade. Os prêmios serão entregues durante uma cerimônia que será realizada no dia 13 de novembro.

Efe
O diretor francês Jean-Luc Godard, que vai receber Oscar honorífico em novembro
O diretor francês Jean-Luc Godard, que vai receber Oscar honorífico em novembro

"Cada um destes premiados emocionou o público de todo o mundo e influenciou a indústria do cinema com seu trabalho", disse o presidente da Academia, Tom Sherak. "Será uma honra celebrar suas conquistas e contribuições extraordinárias", acrescentou.

Coppola começou sua carreira no início dos anos 60 e no final dos anos 70 já tinha ganhado cinco Oscar: melhor filme e melhor diretor ("O Poderoso Chefão II", 1974), e melhor roteiro ("Patton: Rebelde ou Herói?", 1970, "O Poderoso Chefão", 1972, e "O Poderoso Chefão II").

Godard, autor chave da Nouvelle Vague, tem mais de 50 anos de cinema e rodou mais de 70 filmes, entre eles "Contempt" e "Alphaville". Posteriormente sua influência foi notada no cinema de Bernardo Bertolucci, Martin Scorsese, Steven Soderbergh e Quentin Tarantino, aponta a Academia.

Wallach apareceu em mais de 50 filmes, entre eles os clássicos "Sete Homens e um Destino" (1960), "Três Homens em Conflito" (1966) e "O Poderoso Chefão III" (1990).

Em sua carreira trabalhou com cineastas e atores como Coppola, Michael Douglas, Clint Eastwood, John Ford, Clark Gable, John Huston, Sergio Leone, Marilyn Monroe, Al Pacino, Gregory Peck e Kate Winslet.

Já Brownlow é conhecido por seu trabalho como historiador e conservacionista. Entre seus projetos de restauração de obras mudas estão "Napoleon", "The Four Horsemen of the Apocalypse" e "The Thief of Bagdá".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página