Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2010 - 20h01

Arquiteto Rem Koolhaas quer fazer shopping de luxo em Veneza

Publicidade

DE SÃO PAULO

Rem Koolhaas, arquiteto holandês que acaba de vencer o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra na edição atual da Bienal de Arquitetura de Veneza, é alvo de críticas dos moradores da cidade dos canais.

Em sua mostra no Palazzo delle Esposizioni, Koolhaas critica o excesso de preservação do patrimônio histórico como um entrave ao desenvolvimento e modernização das cidades, além de criar mecas para o turismo, em especial Veneza.

No cerne de sua crítica estão seus planos para transformar o Fondaco dei Tedeschi, prédio histórico construído no século 13 em Veneza, num luxuoso centro de compras.

Comprado pelo grupo Bennetton, o antigo abrigo de mercadores alemães em Veneza, que precisa de restauro, poderá ganhar afrescos contemporâneos e escadas rolantes em vermelho brilhante na reforma do arquiteto.

Segundo os planos de Koolhaas, o terraço do prédio ficaria reservado para eventos culturais, mas, segundo o jornal alemão "Süddeutsche Zeitung", grifes como Louis Vuitton e Dolce & Gabbana seriam responsáveis pela seleção de projetos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página