Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2010 - 12h08

Após 11 anos sem lançar poesias, Ferreira Gullar lança livro no Rio

Publicidade

DO RIO

O lançamento do livro "Em Alguma Parte Alguma" (Editora José Olympio), do poeta Ferreira Gullar, reuniu cerca de uma centena de pessoas na noite de quarta-feira (1º) no Rio de Janeiro. A obra encerra um jejum de onze anos do autor sem publicar poesias. Seu último livro no gênero foi "Muitas Vozes", de 1999.

Antes da sessão de autógrafos, que aconteceu numa livraria do Leblon, zona sul do Rio, Gullar falou um pouco da origem do novo livro, de sua falta de método para criar e do que pensa sobre poesia.

O escritor disse discordar da ideia de que fazer poemas seja um ato doloroso. Para ele, o poeta pode até criar algo a partir da dor, mas sente prazer quando consegue transferi-la para o papel. "O poeta escreve para se livrar de uma emoção. Ninguém consegue ficar emocionado o tempo todo", disse.

De acordo com ele, esta dor é um elemento que ajuda o leitor a se identificar com o texto, já que ele reconhece um sentimento que também viveu transfigurado nos versos.

Em sua fala, Gullar se entusiasmou ao defender a ideia de que os poetas estão mais próximos da verdade. Para o escritor, ao contrário dos filósofos que precisam apresentar coerência em seu raciocínio, poetas têm liberdade para entrar em contradição o tempo todo, uma vez que seu compromisso é apenas com o que estão sentindo.

"O poeta não acredita na verdade com 'v' maiúsculo, ele sabe que o mundo é caótico e não tem explicação, por isto está mais receptivo a apreendê-lo tal como ele é", disse.

A noite de autógrafos marcou ainda o lançamento do livro "Zoologia Bizarra" (Editora Casa da Palavra), outro inédito de Gullar, reunindo colagens de papel em forma de animais feitas pelo autor.

Leticia Moreira/Folhapress
O escritor e poeta Ferreira Gullar, que lançou um livro de poesias após 11 anos sem visitar o gênero literário
O escritor e poeta Ferreira Gullar, que lançou um livro de poesias após 11 anos sem visitar o gênero literário
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página