Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2010 - 07h25

Atração do VMB, OK Go promete surpresas em shows no Brasil

Publicidade

JULIANA ZAMBELO
DE SÃO PAULO

Já faz quarto anos que o OK Go virou febre na internet graças ao clipe bem sacado de "Here It Goes Again", mas até hoje o quarteto norte-americano segue correndo o risco de entrar para a história como uma banda de um único hit virtual. Sem fugir do perigo, o grupo vem ao Brasil nesta quarta-feira para se apresentar no VMB, principal premiação da MTV no país.

No vídeo famoso, filmado em uma única tomada, o OK Go encena uma coreografia em cima de esteiras em movimento. O sucesso do clipe lançou a banda para a parada de singles dos EUA pela primeira vez e lhe rendeu um Grammy naquele ano.

Em entrevista à Folha, o baixista Tim Nordwind não revela como será a performance da banda no VMB, escapando com a desculpa de que essa questão ainda não foi resolvida. Aproveitando sua primeira vinda ao Brasil, o grupo também fará shows em São Paulo e Porto Alegre nesta sexta e sábado, respectivamente, e sobre essas apresentações o músico se mostra mais disposto a falar.

Divulgação
Banda OK Go vem ao Brasil esta semana para shows em São Paulo e Porto Alegre
Banda OK Go vem ao Brasil esta semana para shows em São Paulo e Porto Alegre

"O publico já teve 40 anos de rock and roll e já se acostumou com o formato tradicional de shows -- a banda toca no palco, o público assiste fumando um cigarro, a banda age como se nem existisse uma plateia... Tentamos fazer o oposto disso, fazendo o show parecer uma festa à qual todas as pessoas são convidadas", empolga-se.

Segundo ele, o público não poderá reclamar de tédio. "Nós gostamos de ter elementos surpresa nos shows, mudanças e coisas inesperadas. O mais importante ao vivo é tentar se conectar".

MÚSICAS NOVAS

Garantindo não ter se assustado com o sucesso repentino alavancado pela internet, o grupo chega ao Brasil com um novo álbum na bagagem. "Of the Blue Colour of the Sky", lançado em janeiro deste ano por uma grande gravadora e relançado em abril pelo selo da própria banda, repete o pop rock melodioso dos dois trabalhos anteriores, mas aponta para caminhos diferentes com uma pequena dose de psicodelia e uma improvável influência de Prince.

O baixista conta que o novo trabalho foi fruto de cansaço e amadurecimento. "Quando voltamos da turnê de dois anos e meio do álbum 'Oh No' [2005], estávamos quatro anos mais velhos do que quando gravamos aquele disco. Quando sentamos para compor, percebemos que teríamos que nos reinventar para descobrir o que ia nos excitar", diz.

O músico revela que o processo de composição dos primeiros dois trabalhos de estúdio do grupo era racional e objetivo. "Nós decidíamos que queríamos escrever um hino roqueiro e não parávamos enquanto não conseguíamos algo que parecesse com 'We Will Rock You' ou 'I Love Rock and Roll'". Dessa vez, as músicas evoluíram de forma mais emocional. "Escrevíamos coisas no momento e não nos preocupávamos se aquilo se parecia com OK Go".

IDEIAS LOUCAS

Para promover o CD, a banda investiu novamente em clipes criativos e elaborados. O vídeo de "End Love" faz uso novamente do plano sem cortes e acompanha o quarteto por um período de 21 horas com o registro final acelerado para caber no tempo da faixa enquanto "This Too Shall Pass" mostra uma grande máquina de reação em cadeia construída para, como um dominó, se desmontar em harmonia com a música.

Para Nordwind, nada disso é uma tentativa consciente de superar o sucesso de "Here It Goes Again". "Damian [Kulash, vocalista] e eu nos conhecemos há mais de 20 anos e nossa amizade está baseada no fato de gostarmos de fazer coisas juntos. Para nós, ela está ligada à oportunidade de perseguir as nossas ideias mais loucas. Estamos nisso pelo prazer de fazer as coisas, não por uma competição", defende.

VMB 2010
QUANDO dia 16, às 22h, na MTV
CLASSIFICAÇÃO livre

OK GO EM SÃO PAULO
QUANDO dia 17, às 23h30
ONDE Estúdio Emme (Av. Pedroso de Morais, 1036, Pinheiros, tel.: 2626-5835)
QUANTO R$ 60
CLASSIFICAÇÃO 18 anos

OK GO EM PORTO ALEGRE
QUANDO dia 18, às 23h
ONDE Sociedade Hebraica (João Telles, 508, Bom Fim)
QUANTO R$ 50
CLASSIFICAÇÃO não informada

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página